11029296081?profile=RESIZE_400x

 

Novos dados do ensaio IMbrave050 do Tecentriq da Roche (atezolizumab) mostraram que a combinação do bloqueador PD-L1 com Avastin (bevacizumab) como adjuvante atrasou a recorrência em 28% em pacientes com carcinoma hepatocelular (CHC) de alto risco.

Pierce Chow, que apresentou os resultados no domingo na conferência da Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR), disse que o estudo histórico de Fase III é "o primeiro a demonstrar uma terapia adjuvante eficaz para pacientes com CHC que foram submetidos a ressecção cirúrgica ou ablação", e poderia estar "mudando a prática".

O IMbrave050 envolveu 668 doentes com CHC com elevado risco de recorrência após ressecção ou ablação tumoral. Os participantes foram aleatorizados para receber Tecentriq mais Avastin durante um máximo de 12 meses ou 17 ciclos, enquanto um segundo braço do estudo foi ativamente monitorizado, mas não recebeu intervenção. A Roche anunciou em janeiro que o estudo havia atingido seu objetivo primário de sobrevida livre de recorrência (RFS).

No entanto, um novo estudo clínico apresentado no Congresso Europeu de Oncologia 2023 mostrou que o uso do medicamento Tecentriq da Roche reduz a recidiva do câncer de fígado em 28% após a ressecção cirúrgica. Tecentriq é um imunoterápico que atua bloqueando a proteína PD-L1, que é produzida pelas células tumorais e impede que o sistema imunológico reconheça e ataque o câncer.

 

Repensando quem se beneficia da cirurgia

De acordo com os resultados mais recentes, uma análise intercalar realizada após uma mediana de 17,4 meses de acompanhamento mostrou que o Tecentriq mais Avastin aumentou significativamente o RFS quando utilizado como terapêutica adjuvante, reduzindo o risco de recorrência ou morte em 28%, em comparação com o grupo de vigilância ativa. Os pesquisadores disseram que a mediana do RFS não foi alcançada para nenhum dos braços. Os resultados também foram geralmente consistentes entre os subgrupos clínicos, observaram.

Chow sugeriu que o resultado positivo poderia ter implicações clínicas para a ressecção cirúrgica e ablação no CHC. "Atualmente, a cirurgia não é oferecida a muitos pacientes com doença potencialmente ressecável se a recorrência rápida for esperada com base na carga tumoral ou na presença de invasão vascular", disse Chow, mas os resultados do IMbrave050 podem desencadear "uma reavaliação de quais pacientes podem se beneficiar da ressecção cirúrgica".

O Tecentriq está atualmente indicado em conjunto com o Avastin para tratar doentes com CHC irressecável, onde é agora visto como o padrão de tratamento. A aprovação desta indicação foi baseada em dados do estudo IMbrave150 em que a combinação melhorou significativamente a OS, em comparação com o Nexavar da Bayer (sorafenibe).

 

 

Maior duração do tratamento

Chow observou que os pacientes do último estudo permaneceram em tratamento por cerca de 11 meses, cerca de quatro meses a mais do que aqueles que participaram do IMbrave150. "Apesar da maior duração do tratamento, a incidência de eventos adversos graves relacionados à terapia foi comparável à do estudo IMbrave150, indicando tolerabilidade desse regime quando usado como terapia adjuvante", disse ele.

Os pesquisadores relataram que a segurança do Tecentriq mais Avastin no IMbrave050 era "geralmente gerenciável e consistente" com o perfil de segurança de cada medicamento individualmente. No entanto, os principais líderes de opinião (KOLs) entrevistados para um relatório do FirstWord no ano passado tinham opiniões mistas sobre o uso do Tecentriq mais do Avastin no cenário adjuvante. Um KOL disse que, em comparação com outro estudo – IMbrave251 – que está testando o Tecentriq com Nexavar ou Lenvima de Eisai (lenvatinib) em pacientes com CHC previamente tratados com Tecentriq e Avastin, eles têm menos preocupações sobre a função hepática comprometida potencialmente levando à toxicidade. No entanto, outro KOL disse que a administração de Tecentriq mais Avastin como terapia adjuvante só deve ser considerada em pacientes de alto risco, enquanto outros afirmaram que o momento do tratamento precisaria ser cuidadosamente considerado.

 

 

Fontes: AACR, Business Wire, FirstWord

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob