Empresa está diversificando setores em que atua e se posiciona como “assistente digital para todas as indústrias”
por João Ortega
Repórter da StartSe
A Tencent, gigante da tecnologia chinesa, surgiu e cresceu no mercado de games online, mas se tornou mais conhecida mundialmente por causa do WeChat, super aplicativo que reúne mensagens, redes sociais e serviços. A empresa, porém, continua diversificando seu portfólio. Na semana passada, o portal The Information divulgou que a Tencent realizará um investimento de US$ 500 milhões na área farmacêutica do grupo chinês Hillhouse Capital.
Com o aporte, o braço de saúde do Hillhouse Capital atinge um valor de mercado de US$ 2,5 bilhões. Ele é composto principalmente por uma rede de varejo de farmácias na China, cuja receita, em 2018, foi de cerca de US$ 2,8 bilhões. Além do capital investido, a Tencent quer ajudar na digitalização do negócio.
Esta estratégia de diversificar as áreas de investimentos vem desde o ano passado, quando a Tencent decidiu reestruturar-se. “A missão da Tencent é tornar-se um assistente digital para todas as indústrias”, afirmou Martin Lau, presidente da empresa, em setembro de 2018. Neste sentido, a área da saúde surge como uma das prioridades em relação à transformação digital e incorporação nas plataformas virtuais da Tencent.
Analistas acreditam que o mercado de saúde na China irá crescer exponencialmente, devido ao envelhecimento médio da população e aumento na expectativa de vida. A Hillhouse investiu mais de US$ 1 bilhão na compra de 10 mil farmácias espalhadas pelo país e, com o apoio do ecossistema digital da Tencent, a tendência é expandir as vendas para um mercado potencial de um bilhão de usuários do WeChat.
Comentários