Correio Braziliense
Jornalistas: Bruna Lima e Israel Medeiros
14/02/20 - Um novo método capaz de diagnosticar leptospirose em até 20 minutos será implementado no Sistema Único de Saúde (SUS). O teste rápido, desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), passará por uma fase de verificação da efetividade e os resultados serão comparados com os demais métodos já existentes na rede.
O novo instrumento identifica em sangue total, soro ou plasma, anticorpos para a leptospirose. Segundo o Ministério da Saúde, o teste rápido auxilia e dá oportunidade ao tratamento específico da doença.
O projeto deve contemplar todo o país. Mas como uma das formas de transmissão é o contato com a água contaminada por urina de animais infectados, a prioridade ficará concentrada no Sudeste — mais vulnerável ao aparecimento da doença devido às fortes chuvas, que devem persistir nos próximos dias.
Em Minas Gerais, onde o número de mortos pelas enchentes chegou a 60, a tendência é de que o tempo permaneça instável. O meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia em Belo Horizonte, alerta para a possibilidade de deslizamentos.
Em São Paulo, pode haver novas chuvas, como a da última segunda-feira. Até dia 19, a previsão é de Sol.
No Rio de Janeiro, o tempo deve melhorar a partir da próxima segunda-feira. A meteorologista Marlene Leal explica que a frente fria que tem causado as chuvas no Rio está perdendo força.
*Estagiário sob supervisão de Fabio Grecchi
Comentários