O Estado de S.Paulo
Jornalista: Julia Lindner
10/03/20 - O Ministério da Saúde anunciou ontem que vai passar a realizar testes para o novo coronavírus em todas as pessoas que forem internadas com quadro de gripe grave. Também passarão a ser realizados exames em pacientes que apresentarem resultado negativo para gripe comum ou outros tipos de vírus no País em unidades de atendimento básico. A novidade é que os testes serão feitos independentemente de haver histórico de viagem internacional, como anteriormente.
As amostras serão avaliadas de forma retroativa, do dia 1.º de março em diante. Segundo o Ministério da Saúde, casos graves serão considerados a partir de uma possível internação hospitalar – normalmente, são aqueles que apresentam dificuldade respiratória, pontas dos dedos azuladas, entre outros sintomas. Nessas situações, os testes poderão ser realizados em qualquer hospital. Nos casos que não forem considerados graves, os exames serão a partir das chamadas unidades sentinelas, centros de atendimento que apresentam pronto-socorro para síndromes gripais. Há 114 no Brasil atualmente, de acordo com o ministério.
Outra medida anunciada pelo governo foi ampliar o horário de atendimento do programa Saúde na Hora 2.0, voltado para serviços de atenção primária da população. A ideia é garantir aumento no atendimento de unidades de 40 para 60 horas semanais. O governo federal também promete pagamento adicional de R$ 15 mil por unidade. Mas a medida ainda depende da adesão das prefeituras.
Nesta semana, o Ministério da Saúde deve lançar, ainda, chamamento para 5 mil profissionais pelo programa Mais Médicos. Os médicos deverão atuar em capitais e grandes centros urbanos, áreas com maior risco de circulação do coronavírus.
O governo federal também decidiu começar pelos idosos e trabalhadores da área da saúde a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que será antecipada para o dia 23. Já a segunda etapa de imunização, prevista para ocorrer a partir de 16 de abril, contemplará professores e profissionais das forças de segurança e salvamento. Por fim, na terceira fase, a partir de 9 de maio, entrarão os demais.A mobilização nacional para a vacinação contra influenza está marcada para 9 de maio.
Balanço
Ontem, o Ministério da Saúde informou que o número de casos confirmados de coronavírus no País permanece em 25. O dado foi fechado ao meio-dia desta segunda-feira. Mas a expectativa é de que o número cresça no balanço que será feito hoje, uma vez que o Rio confirmou cinco novos casos. Enquanto isso, o número de suspeitas aumentou 40% entre domingo e segunda, passando de 663 para 930. Outros 53 relatos foram descartados.
Em Miami, o presidente Jair Bolsonaro minimizou o risco da doença. “No meu entender está superdimensionado o poder destruidor desse vírus”, disse.
Comentários