Colunista: IMarcelo Levites*
04/11/19 - Novembro é o mês de conscientização contra o câncer de próstata, o chamado Novembro Azul. Esse é o segundo câncer mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. Sua incidência aumenta após os 50 anos e a estimativa é que 1 em cada 9 homens vai desenvolver esse tipo de câncer.
Em geral, essa é uma doença que não apresenta sintomas. Por isso, a recomendação do Dr. Rafael Coelho, oncourologista do Hospital 9 de Julho, é fazer exames periodicamente e preventivamente para que, se a doença aparecer, ela seja descoberta ainda na fase inicial.
Segundo o Dr. Coelho, o tratamento também depende do estágio do câncer. Para aqueles em fases iniciais o tratamento pode envolver cirurgia e radioterapia e, em alguns casos, apenas acompanhar, a chamada vigilância ativa.
Para a doença em fase mais avançada o tratamento é sistêmico: envolve desde bloqueio hormonal até a realização de quimioterapia.
É bom lembrar que quando a doença é localizada apenas na próstata a chance de cura é de 90% e, quando atinge outros locais, o tratamento pode ficar mais complexo, o que reforça a ideia de que o diagnóstico precoce é fundamental.
Está aí mais um motivo para você que tem mais de 50 anos procurar um urologista e fazer seus exames periódicos. Lembre-se essas campanhas servem não só para colorir o mês, mas, principalmente, para a prevenção de doenças. Viva mais e melhor.
(*) Marcelo Levites é médico, clínico geral, coordenador do programa de longevidade do Hospital 9 de Julho, diretor da SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo, mestre em Educação e doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP).
Comentários