9849535095?profile=original

Os 12,5 milhões de brasileiros diagnosticados com o diabetes e os 14 milhões pré-diabéticos, de acordo com o Ministério da Saúde, além das consequências físicas da enfermidade, sofrem efeitos psicológicos. O descontrole glicêmico repercute em estresse, irritabilidade e agressividade, dentre outras questões.

Mestre em educação em diabetes, a psicóloga Paula Lamego afirma que as perdas causadas pela enfermidade geram quadros, inclusive, de depressão. “A retinopatia, doença comum em diabéticos e em que pode ocorrer perda da visão, por exemplo, pode culminar no término de um casamento, em perda laboral, financeira e até sexual, com a redução de ereções no caso dos homens”, detalha a especialista.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">

A impotência sexual, no entanto, é a complicação em que menos acreditam aqueles que têm a doença (36%), mostrou pesquisa recente realizada pela Abril Inteligência com apoio da AstraZeneca e do Curso Endodebate. O problema que mais assusta é a cegueira, com 72% das opiniões.

O controle do diabetes, que é uma doença crônica, envolve não só restrições alimentares e atividade física regular

Gestão

Apesar de o abalo psicológico gerado pela enfermidade ser significativo, Paula Lamego relata que a busca por ajuda por parte dos homens é ínfima.

“Eles procuram por indicação médica, do endocrinologista, não por conta própria ou da família. O médico precisa que o paciente trabalhe essas questões para que o controle glicêmico não dependa somente da medicação”, coloca.

46% dos diabéticos não realizam check-ups no período de seis meses, mostra pesquisa realizada pela Abril Inteligência com apoio da AstraZeneca e do Curso Endodebate

Para convocar os doentes a participarem do tratamento psicológico e entender o quanto as alterações de glicemia interferem no humor, por exemplo, a psicóloga está envolvida em um projeto chamado Estações da Saúde. 

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">

O programa, com foco educacional, é promovido gratuitamente pela clínica Diabetes Saúde, localizada no Barreiro, onde Paula Lamego presta atendimento.

“Não temos como tratar a doença somente com remédios. O paciente precisa ser um gestor da própria saúde, entender as nuances do tratamento. Temos palestras, atividades físicas, nutrição, dentre outros”, explica.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob