13553861095?profile=RESIZE_710x

 

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (12) um decreto que determina que fabricantes de medicamentos ajustem seus preços aos patamares praticados em outros países. Apesar da iniciativa, especialistas apontam que a medida será de difícil aplicação.

A proposta estabelece metas de preços para os próximos 30 dias. Caso as farmacêuticas não apresentem um “progresso significativo” dentro de seis meses, novas ações deverão ser adotadas para forçar a redução dos valores cobrados.

Durante coletiva de imprensa, Trump declarou que poderá aplicar tarifas a empresas que não equipararem os preços americanos aos do exterior. Ele afirmou que espera reduções que variem de 59% a 90%. “Todos devem igualar. Todos deveriam pagar o mesmo preço”, afirmou o presidente.

A resposta do mercado, no entanto, tem sido de desconfiança. Trump já havia tentado iniciativas semelhantes durante seu primeiro mandato, mas foi barrado pelo Judiciário. Segundo ele, a motivação para o novo decreto veio de um relato pessoal. Um amigo teria contado que pagou US$ 88 por uma injeção para emagrecimento em Londres, enquanto nos Estados Unidos o mesmo medicamento custava US$ 1.300.

 

Leia a íntegra em inglês (PDF – 207 kB) e em português (PDF – 208 kB).

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob