UE cobra maior transparência da OMS sobre crises

8612038.jpg?profile=RESIZE_710x

O Estado de S.Paulo 
Jornalista: Indefinido

23/10/20 - A União Europeia quer que a Organização Mundial da Saúde (OMS) seja mais transparente a respeito do modo como os países relatam crises de saúde emergentes, diz o esboço de uma proposta de reforma da agência da ONU, após as críticas à reação inicial da China à pandemia do coronavírus. O esboço, elaborado pelo governo alemão, após conversações com outros países-membros da UE, é o mais recente a delinear os planos do bloco europeu para tratar das deficiências da OMS com relação a financiamento, governança e poderes legais.

O documento de 19 de outubro pede que a OMS adote medidas que aumentariam a “transparência sobre o cumprimento nacional” das Regulações Internacionais de Saúde, que exigem que os paísesmembros compartilhem informações sobre emergências de saúde rapidamente.

Os EUA acusaram a OMS de ser próxima demais da China na primeira fase da pandemia, quando Pequim teria demorado para compartilhar informações cruciais sobre o novo coronavírus, que apareceu pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan.

O presidente americano, Donald Trump, disse que os Estados Unidos não serão mais membros da OMS e interromperão seu financiamento. A agência da ONU rejeitou repetidamente as acusações de que protegeu a China. O governo alemão não quis comentar o conteúdo do documento, alegando que era apenas um rascunho, e Pequim não respondeu aos pedidos de resposta.

O projeto da UE será discutido pelos ministros da Saúde do bloco em uma videoconferência na próxima semana. Eles buscam uma posição comum antes da assembleia da OMS, em meados de novembro.

O documento reitera o apoio da UE à OMS e destaca o papel central da agência na abordagem dos desafios globais da saúde. Mas também lista a falta de transparência como o primeiro dos muitos desafios enfrentados pela organização, assim como a falta de financiamento nos próximos anos.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob