Uma nova arma contra o câncer chega ao Reino Unido: a injeção de Atezolizumabe
Redação DikaJob
Você já imaginou se livrar do câncer com uma simples injeção? Essa é a proposta do Atezolizumabe, um medicamento que acaba de ser aprovado pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido e que será oferecido pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) para centenas de pacientes com diferentes tipos de câncer.
Como funciona essa inovação e quais são os seus benefícios?
O Atezolizumabe é uma imunoterapia, ou seja, um tratamento que estimula o sistema imunológico a combater as células cancerosas. Ele pertence à classe dos inibidores de checkpoint, que bloqueiam as proteínas que impedem o reconhecimento das células tumorais pelo sistema imune. Assim, o Atezolizumabe aumenta a capacidade do organismo de atacar e eliminar o câncer.
Esse medicamento já era usado por via intravenosa para tratar cânceres de pulmão, mama, fígado e bexiga, mas agora ele pode ser aplicado por meio de uma injeção subcutânea, ou seja, sob a pele. Essa forma de administração tem várias vantagens, como:
- Redução do tempo de tratamento: a injeção leva apenas sete minutos para ser aplicada, enquanto o gotejamento intravenoso pode demorar de 30 minutos a uma hora.
- Maior comodidade para os pacientes: a injeção pode ser feita em qualquer lugar, sem a necessidade de equipamentos especiais ou profissionais treinados.
- Menor risco de infecções: a injeção evita a exposição dos pacientes a agulhas e cateteres, que podem causar complicações como flebite e septicemia.
No entanto, vale lembrar que nem todos os pacientes podem se beneficiar da injeção de Atezolizumabe. Aqueles que fazem quimioterapia junto com o medicamento ainda precisam receber o gotejamento intravenoso. Além disso, o Atezolizumabe não é um tratamento que cura todos os casos de câncer, mas sim uma forma de melhorar a qualidade e a expectativa de vida dos pacientes.
O Atezolizumabe é um medicamento que no Brasil pode custar mais de R$ 20.000 por dose. Por isso, ele ainda não está disponível na rede pública de saúde do país. No Reino Unido, ele foi liberado pelo NHS após negociações com a Roche, empresa farmacêutica que produz o remédio.
A injeção de Atezolizumabe é uma conquista importante na luta contra o câncer e representa uma esperança para muitos pacientes que sofrem com essa doença.
#Media: The subcutaneous injection of our #cancer immunotherapy has received its first approval in Great Britain for some of the most aggressive cancers, including certain types of lung, bladder, breast and liver cancers. Learn more: https://t.co/LDhLSfzlWV$RHHBY $ROG pic.twitter.com/ZnKjqtdLaw
— Roche (@Roche) August 29, 2023
Comentários