31169824885?profile=RESIZE_584x

 

Pacientes que convivem diariamente com as incômodas máscaras de CPAP — aparelho que envia ar pressurizado para manter as vias aéreas abertas durante o sono — podem em breve contar com uma alternativa muito mais simples: uma pílula. Informou o The News.

A farmacêutica Apnimed divulgou resultados animadores de um estudo clínico envolvendo a combinação de dois medicamentos, atomoxetina e aroxibutinina. Essa fórmula, batizada de AD109, mostrou-se capaz de estimular os músculos responsáveis pela respiração, mantendo-os ativos durante a noite e reduzindo significativamente as interrupções respiratórias.

Segundo especialistas, a novidade representa um divisor de águas para milhões de pessoas que não se adaptam ao CPAP ou a outros dispositivos orais. Além de mais acessível, o tratamento em forma de comprimido promete ser mais prático e menos invasivo.

A apneia do sono é considerada um problema de saúde pública global. Estima-se que 1 bilhão de pessoas sofram com a condição, que aumenta o risco de doenças graves como Alzheimer, AVC e problemas cardíacos.

Nos testes iniciais, a pílula demonstrou eficácia relevante sem apresentar efeitos adversos significativos, o que reforça a expectativa de que o medicamento possa transformar a rotina de pacientes em todo o mundo.

A empresa prevê apresentar os resultados completos até o fim deste ano e iniciar os processos de aprovação junto à agência reguladora americana em 2026. Caso seja aprovada, a pílula poderá marcar uma nova era no tratamento da apneia do sono, oferecendo esperança e qualidade de vida para milhões de pessoas.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob