Em celebração ao mês Julho Turquesa, voltado para a conscientização da Doença do Olho Seco, a União Química por meio de sua unidade de negócio Genom, que é líder em oftalmologia no Brasil, lançou uma campanha com questionário em parceria com a Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS) e The Tear Film & Ocular Surface Society (TFOS ), que são importantes sociedades da doença no mundo, visando auxiliar na identificação se um paciente possui ou não essa condição.
A pesquisa ficará disponível até o fim de 2023. Com o resultado, será possível obter mais informações sobre a doença no país, além de orientar os participantes.
De acordo com a Apos, entre 13 e 24% dos brasileiros, o equivalente a 18 milhões de pessoas, sofrem com a doença no Brasil. Muitos possuem o desconforto causado pelos sintomas, mas não sabem que se refere a doença do Olho Seco. Não tratar pode levar a complicações e quadros graves.
Todos que participam do questionário, após finalizada, recebem o resultado e uma indicação para que busque um médico oftalmologista e, se preciso, inicie o tratamento, uma vez que a doença do Olho Seco pode ter diversos níveis de impacto na superfície ocular.
"Não é a primeira vez que nós trazemos uma nova geração de lágrimas ao mercado, como exemplo do lançamento deste ano, o Thealoz Duo. Mas além de produtos inovadores no Brasil, entendemos que nossa missão é com a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Por isso, a conscientização sobre o olho seco é o primeiro passo para a população entender o momento certo de buscar uma avaliação médica. Assim como beber água para hidratar o corpo, a hidratação dos olhos é fundamental para manter a saúde desse órgão tão importante no corpo humano", destaca Fernando de Castro Marques, presidente da União Química.
A doença do Olho Seco
O uso de telas (computador, celular televisão), clima seco, poluição, uso de lente de contato, idade e uso de medicamentos, entre outros fatores podem fazer com que os sintomas apareçam ou se agravem.
Os principais sintomas são ardência, coceira, secreção nos olhos e vermelhidão.
Medidas simples podem ajudar a reduzir o desconforto como o uso de lágrimas artificiais (conforme prescrição médica), a umidificação dos ambientes, pausas regulares das telas e piscar de forma consciente e com mais frequência.
Comentários