9849537673?profile=original

Por Paulo Gonçalves, Jornal Nacional — Campinas, SP

O Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (CPOC) da Unicamp, em Campinas (SP), descobriu uma substância produzida pelo organismo capaz de estimular o chamado "tecido adiposo marrom", responsável por manter a temperatura do corpo e que acelera a queima de gordura.

De acordo com os pesquisadores, a descoberta, publicada em uma revista científica internacional, abre novas possibilidades para o desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de obesidade e diabetes.

"A interleucina-10 é produzida principalmente pelos órgãos do sistema de defesa do corpo contra infecções. E esses órgãos são distribuídos ao longo do corpo, principalmente na axila, pescoço, virilha. São os gânglios linfáticos", explica o pesquisador José Carlos de Lima Júnior.

Estudos em laboratório, com animais e células humanas, descreveram como a substância atua no tecido adiposo marrom para aumentar a queima de gordura.

Substância descoberta por pesquisadores da Unicamp pode estimular tecido adiposo marrom a queimar mais gordura — Foto: Reprodução/EPTV

Substância descoberta por pesquisadores da Unicamp pode estimular tecido adiposo marrom a queimar mais gordura — Foto: Reprodução/EPTV

'Tecido marrom'

Diretor do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, Lício Augusto Velloso explica que o tecido adiposo marrom foi visto inicialmente em roedores e animais que hibernam, produzindo calor durante a hibernação e impedindo a morte do animal por hipotermia.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="4150813131">

Há dez anos os pesquisadores descobriram que os seres humanos também possuem tecido adiposo marrom no organismo.

Ele funciona como uma espécie de "climatizador", uma vez que o tecido adiposo marrom tem células que não deixam a gordura ficar armazenada, derretendo calorias de forma rápida.

Segundo os pesquisadores, fazer exercícios físicos auxilia na produção de tecido adiposo marrom no organismo.

pesquisa-interleucina.jpg?profile=RESIZE_710x

Interleucina-10 é produzida pelo corpo e pode estimular o tecido adiposo marrom a queimar mais gordura — Foto: Reprodução/EPTV

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob