A Universidade de Macau patenteou um sistema de nanotecnologia que pode ser utilizado para desenvolvimento científico na área da engenharia genética, disse à Lusa o investigador-chefe do projeto.
Por RTP
O projeto `Sistema de Micromanipulação Automática com Sensores de Força` foi recomendado para prêmio de Invenção Tecnológica dos Prêmios de Ciência e Tecnologia de Macau 2018 e "algumas empresas na China demonstraram grande interesse" nesta tecnologia, disse à RTP Xu Qingsong.
"As aplicações práticas do sistema de micromanipulação automatizado incluem a microinjeção de células biológicas para engenharia genética, injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), caracterização de propriedades mecânicas celulares para diagnóstico de doenças", explicou o professor associado da Faculdade de Ciência e Tecnologia, da Universidade de Macau.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">De acordo com a Universidade de Macau, esta tecnologia de escala nanométrica "permite uma elevada taxa de sobrevivência para a célula injetada, uma vez que as células sofrem de uma força mínima durante o processo de injeção".
Este equipamento "produzirá resultados mais consistentes e confiáveis do que a operação manual e poderá reduzir significativamente a carga de trabalho" a todos aqueles que têm como missão manusearem o equipamento.
Xu Qingsong afirmou ainda que a tecnologia para ser comercializada as empresas precisam agora de negociar com a Universidade de Macau, detentora da patente.
Comentários