Vacina contra o câncer para cães pode beneficiar humanos

9849496666?profile=original

As vacinas têm sido bem sucedidas na prevenção de inúmeras doenças e alguns tipos específicos de vírus causadores de câncer, como o papilomavírus humano (HPV). No entanto, como o câncer se manifesta em diferentes formas e a doença tem a capacidade de sofrer mutação para resistir ao tratamento, os pesquisadores ainda não conseguiram desenvolveruma ampla vacina contra ela.

Isso pode mudar em breve com o Vaccination Against Canine Cancer Study (Estudo de Vacinação Canina Contra o Câncer) da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, que poderia abrir caminho para o desenvolvimento de uma vacina contra o câncer para humanos.

Enquanto a maioria dos tratamentos contra o câncer trabalha para atacar e erradicar as células cancerígenas depois que elas são detectadas, este estudo está focado em uma vacina projetada para prevenir o câncer por completo. Os testes se dão com uma potencial vacina contra a prevenção do câncer em cães saudáveis entre 6 e 10 anos de idade, que serão acompanhados em seu lares de duas a três vezes por ano durante cinco anos.

Cães saudáveis de determinadas raças, com 6 anos ou mais, receberão aleatoriamente uma série de vacinas combinadas às vacinas de rotina e também a vacinas placebo.

Além da possibilidade de fornecer uma nova estratégia para a prevenção do câncer em cães, se bem- sucedido, o estudo poderia abrir espaço para abordagens semelhantes em humanos. Em entrevista à CNN americana, Stephen Johnston, diretor do Centro de Inovações em Medicina da Universidade Estadual do Arizona, disse que a ideia inicial era testar a vacina em seres humanos, mas o custo e os obstáculos o fizeram desistir do projeto. Depois de conhecer Doug Thamm, veterinário, sobrevivente de câncer e diretor de pesquisa clínica do Flint Animal Cancer Center da Universidade Estadual do Colorado, a dupla se uniu para testar a vacina em cães.


O câncer é a principal causa de morte em cães adultos e desenvolvem tumores à medida que se tornam mais velhos (Fonte: https://www.petsalegres.com.br). E embora cães e humanos não sejam parecidos, os cânceres em cães e humanos são muito semelhantes, de acordo com um estudo de 2013 da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, publicado na revista Cancer Research.

Cães de estimação desenvolvem câncer da mesma forma que os seres humanos, têm os mesmo índices e nenhuma razão aparente. Assim como os humanos, os tumores dos cães se criam espontaneamente, ao invés de serem criados geneticamente como no caso dos camundongos, em uma condição mais próxima à situação humana, disse a Dra. Kristy Richards, professora assistente de medicina e membro do UNC Lineberger Comprehensive Cancer Center, em um comunicado de imprensa sobre o estudo.

Dra. Richards acrescentou ainda que as semelhanças entre cães e humanos fornecem oportunidades significativas para desenvolver tratamentos de câncer e técnicas de prevenção que beneficiarão tanto os seres humanos quanto seus companheiros caninos. Além disso, esses estudos não são invasivos para garantir que os cães não sejam prejudicados. Mas mesmo que a vacina seja bem-sucedida na prevenção do câncer em cães, introduzi-la aos seres humanos provavelmente é algo ainda muito distante.

Fonte: Folha de Dourados

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob