A United Airlines já está transportando de maneira antecipada as vacinas contra o coronavírus SARS-CoV-2 da Pfizer, prevendo que ela seja aprovada em breve
Segundo a FOX News, a empresa aérea está fazendo voos fretados partindo do Aeroporto Internacional de Bruxelas para o O’Hare, em Chicago, como parte de um grande transporte aéreo da vacina. A Pfizer está fabricando estas vacinas em parceria com BioNTech da Alemanha, que reportou 95% de eficácia.
Como essas vacinas demandam um cuidado especial no transporte, já que precisam ser mantidas a uma temperatura de -70ºC dentro de contêineres especiais, o transporte tem sido cuidadosamente planejado.
A expectativa é que a FDA dos EUA, orgão similar à ANVISA, aprove a vacina em breve e, por isso, os transportes já estão sendo antecipados, para que quando a vacina seja aprovada um estoque mínimo já esteja pronto para a distribuição nos Estados Unidos.
Até agora, segundo o aplicativo de rastreamento de voos FlightRadar24 foi realizado apenas um voo entre Bruxelas e Chicago, utilizando o Boeing 777-200ER. Porém, mais voos são previstos nos dias 2, 3 e 4 de dezembro.
No Brasil, ainda não existe nenhum acordo de compra da vacinas da Pfizer, mas o laboratório americano já submeteu os documentos à ANVISA para certificar a vacina. Em breve, uma ponte-aérea deve ser estabelecida apenas para transportar vacinas, já que a IATA estima que mais de 8.000 voos serão necessários para distribuir a droga a todo o mundo.
Comentários