Valor Carreira: Momenta - Motivar pela qualidade de vida

9849633054?profile=original

Valor Econômico

Jornalista: Roseli Lopes

29/10/19 - A indústria farmacêutica Momenta, do grupo Eurofarma, faz sua estreia no ranking de Valor Carreira. No mercado há apenas seis anos, a visibilidade que sua área de administração de recursos humanos ganhou foi construída sobre políticas e práticas de gestão voltadas à melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores. O horário flexível é um exemplo. O colaborador pode escolher o horário de entrada mais conveniente, entre 6 horas e 9h30. Outro destaque é a adoção da sexta-feira curta, dia em que a jornada de trabalho é limitada a seis horas, dando ao colaborador parte do dia livre. Para elevar a autoestima, a Momenta subsidia os cuidados de colaboradores em salão de beleza, além de manter um convênio com academia de ginástica.


Na lista ainda estão um programa de nutrição para gestantes e mães, com reeducação alimentar durante o período de gravidez e refeições balanceadas no restaurante interno. O programa Intervalo D fornece orientação completa sobre hábitos alimentares para os colaboradores diabéticos e proposta de uma dieta saudável com a reeducação alimentar. Há também convênios com empresas de entretenimento para compra promocional de ingressos em parques de diversões e cinemas. O programa Bem Cuidar se estende aos dependentes dos colaboradores cadastrados no plano de saúde, além de pais e mães. Ele dá 100% de desconto na compra de medicamentos produzidos pelo grupo Eurofarma. Outro benefício é o auxílio-creche para os colaboradores, incluindo os homens, com filhos de até 4 anos de idade, entre tantos outros.


Proporcionar aos seus funciorários benefícios que dão condições de ter um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é o principal Valor da companhia, diz Daniela Panagassi, diretora, de recursos humanos na Momenta. Segundo a executiva, a inclusão de programas e benefícios com foco no bem-estar dos funcionários dentro da área de gestão tem a ver com a visão da empresa sobre motivação. “Entendemos que a motivação vai muito além de uma boa remuneração e porque acreditamos que uma boa gestão de pessoas é indispensável para o sucesso do negócio na medida em que aumenta a satisfação das pessoas”, diz Daniela.


Os colaboradores são incentivados a apresentar ideias e melhorias. “Pode ser um novo produto, uma melhoria em uma rotina de trabalho, uma solução para um problema ou qualquer outra proposta que represente um avanço. Aquelas que forem aprovadas são premiadas e levadas aos executivos da companhia”, conta Daniela. O programa, além de ser um dos meios de elevar também a motivação do colaborador ao colocá-lo como protagonista d e mudanças, promove a criatividade no ambiente de trabalho, segundo a diretora do RH. Ela cita como ideias elegíveis as que podem beneficiara empresa quanto ao retorno financeiro, ao aumento da produtividade e à sustentabilidade. Essas propostas, diz Daniela, são uma maneira de criar um ambiente favorável em que todos podem falar e no qual todos serão ouvidos.

“Acreditamos que é possível conectar e engajar os colaboradores por meio de propostas que lhe tragam satisfação”, explica Daniela. A cada dois anos a em ­ presa realiza uma pesquisa de clima para avaliação de questões relacionadas ao ambiente de trabalho. Neste ano, 83% dos colaboradores participaram da pesquisa. Com os dados coletados, a Momenta implementou dois programas de ti e treinamento com foco nos funcionários que não ocupam cargos de gestão, ou seja, assistentes e analistas, contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de talentos, segundo a área de RH.


O incentivo às lideranças ocorre por meio da Academia de Líderes, programa criado em 2013.Todos os líderes da empresa se reúnem em encontros presenciais e atividades on-line para a troca de ideias e experiências entre as equipes. O laboratório também incentiva a busca pelo conhecimento por meio da concessão de bolsas de estudos, cursos de idiomas, de treinamentos externos e in company. Colabora dores e gestores constroem juntos um plano de desenvolvimento individual, feito com base na avaliação anual de desempenho.
O colaborador que completar um ano de casa tem a oportunidade de disputar vagas internas. Em 2019, diz Daniela, cerca de 50% das vagas da Momenta foram preenchidas por funcionários que já estavam na empresa. “É uma forma de mostrar que o funcionário é valorizado dentro da companhia”, afirma.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob