As empresas produzirão o portfólio de terapia experimental de células-tronco derivadas e totalmente diferenciadas produtoras de insulina da Vertex para T1D. Crédito: Vertex Pharmaceuticals Incorporated.
O local de 130.000 pés quadrados será administrado pela Lonza e criará 300 novos empregos.
A Vertex Pharmaceuticals e a Lonza firmaram uma parceria estratégica para estabelecer uma instalação em Portsmouth, New Hampshire, EUA, para fabricar terapias celulares da Vertex para diabetes tipo 1 (DM1).
As empresas vão colaborar no desenvolvimento e ampliação da produção do portfólio de terapia celular e financiar conjuntamente a construção da instalação.
O local de 130.000 pés quadrados será administrado pela Lonza e criará 300 novos empregos. A construção começará ainda este ano.
As empresas produzirão o portfólio de terapia experimental de células-tronco derivadas e totalmente diferenciadas produtoras de insulina da Vertex para pacientes com T1D.
O foco principal será nos programas VX-880 e VX-264 da Vertex, que estão atualmente em fase de testes clínicos. O VX-880 mostrou prova de conceito clínica, enquanto o VX-264 está sendo analisado em um estudo de Fase I/II.
Um programa hipoimune Vertex também está no estágio de desenvolvimento pré-clínico.
O CEO e presidente da Vertex Pharmaceuticals, Reshma Kewalramani, declarou: "As células alogênicas, totalmente diferenciadas e produtoras de insulina da Vertex, e os resultados do programa Fase I/II VX-880, representam um avanço científico que oferece o potencial de transformar o tratamento da DM1.
"Estabelecer esta parceria estratégica com a Lonza, uma organização de fabricação de classe mundial, é um marco crítico nesta jornada e ressalta nosso compromisso de longo prazo com os pacientes com T1D."
No mês passado, a empresa recebeu a aprovação da Food and Drug Administration dos EUA para o Kalydeco (ivacaftor) para tratar crianças com idade entre um e quatro meses com fibrose cística.
A cobertura de Terapia Gênica Celular e Gênica em Tecnologia Farmacêutica é apoiada pela Cytiva.
O conteúdo editorial é produzido de forma independente e segue os mais altos padrões de integridade jornalística. Os patrocinadores do tópico não estão envolvidos na criação de conteúdo editorial.
Fonte: Pharmaceutical Technology
Comentários