Valor Econômico
Jornalista: Paul Gordon, da Agência Bloomberg
13/02/20 - O Deutsche Bank, maior banco privado da Alemanha emitiu ontem o mais significativo alerta até agora de que o país está perto de uma recessão, com a epidemia de coronavírus agravando a prolongada queda do setor industrial. O banco agora espera uma pequena contração para o quarto trimestre de 2019 e lança dúvidas sobre a possibilidade de qualquer reação no começo de 2020.
Duas contrações seguidas - a chamada recessão técnica - na maior economia da zona do euro seria mais um golpe para o bloco e poderia renovar as pressões para que os políticos alemães aumentem os gastos públicos.
A epidemia na China amplia os problemas para a Alemanha, já afetada por distúrbios na indústria automobilística e tensões comerciais. O PIB de 2019 dever ser divulgado amanhã.
“A epidemia representa um risco para a recuperação global porque abala as esperanças de revitalização da economia chinesa”, disse Stefan Schneider, economista do Deutsche Bank, no relatório publicado ontem. “Uma recessão técnica parece cada mais provável.”
Comentários