Imagem: Vitamedic
Um lote do medicamento genérico Atenolol, de 25 mg, fabricado pela Vitamedic, foi suspenso pela Anvisa em 2017 por apresentar desvio de qualidade. O produto é usado para tratar a hipertensão arterial e a angina pectoris (dor no peito ao esforço).
Segundo o laudo da Fundação Ezequiel Dias/FUNED, o lote 38736 do Atenolol não atendeu aos requisitos de dissolução, o que pode comprometer a eficácia do medicamento. A Vitamedic contestou o resultado da análise, mas não apresentou provas de que o laudo estava errado. Informou o portal Panorama Farmacêutico.
Em junho de 2017, a Anvisa determinou que a empresa fizesse o recall do lote do medicamento e publicasse um comunicado de alerta à população. A Vitamedic cumpriu a medida e orientou os consumidores que possuíam o lote suspenso a devolvê-lo ao local de compra ou entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente.
No entanto, em outubro de 2021, o Procon-MG aplicou uma multa de R$ 57,5 mil à Vitamedic por ter colocado no mercado um produto nocivo à saúde e em desacordo com as normas sanitárias. A empresa tem dez dias para recorrer da decisão.
O medicamento Atenolol continua suspenso pela Anvisa e não deve ser utilizado pelos pacientes. Caso você tenha alguma dúvida ou reação adversa ao usar o produto, procure orientação médica ou farmacêutica.
Comentários