As redes de farmácias dos Estados Unidos fortalecem a aposta em saúde domiciliar. Depois da CVS, desta vez o movimento partiu da Walgreens, que anunciou a compra de uma empresa especializada nesse atendimento. O aporte de US$ 330 milhões atesta a importância desse modelo para o varejo.
Segundo a Drug Store News, a rede passa a deter 55% do controle acionário da CareCentrix, plataforma digital que coordena o atendimento em domicílio para planos de saúde, pacientes e provedores. Com valor de mercado em torno de US$ 800 milhões, a empresa gerencia os cuidados primários de 19 milhões de pacientes.
Ao firmar parcerias com planos e sistemas de saúde, a CareCentrix reduziu o custo total de atendimento em 20%, incluindo uma diminuição acima de 11% no volume de consultas em prontos-socorros e de 23% nos custos decorrentes da enfermagem especializada.
A conexão dos pacientes com provedores torna-se possível com uso de uma plataforma de análise preditiva, HomeFirst Analytics. Esse nível de personalização também inclui o monitoramento dos pacientes hospitalizados durante 90 dias após a alta médica.
Saúde domiciliar é resposta a uma pressão de custos
A saúde domiciliar vem ganhando força na atenção primária em resposta à pressão sobre custos na saúde. O mercado norte-americano estima em mais de US$ 75 bilhões os gastos anuais com internações e tratamentos considerados evitáveis ou com o retorno do paciente ao hospital pela falta de um acompanhamento permanente no seu período de recuperação.
“A etapa mais desafiadora da jornada de assistência médica é a última milha, o que motiva o advento da saúde domiciliar”, avalia John Driscoll, CEO da CareCentrix, que passa a integrar o ecossistema da Walgreens Health, divisão de assistência farmacêutica da gigante do varejo.
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