marinelo.jpg?profile=RESIZE_710x

Henry Suzuki ministra o Workshop Redação de Patentes, em Santarém — Foto: BioTec-Amazônia/Divulgação

Por G1 Santarém — PA


Começou na manhã desta segunda-feira (21) e segue até terça (22) na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, o Workshop Redação de Patentes. Promovido pela BioTec-Amazônia e Ufopa, o evento quer disseminar o conhecimento em propriedade intelectual, fortalecendo assim empresas locais, Institutos de Ciência e Tecnologia, inventores independentes, dentre outros.

A palestra de abertura foi de Luiz Ricardo Marinello, consultor de Propriedade Intelectual da BioTec-Amazônia. Segundo ele, o grande desafio para qualquer nação que quer se ver desenvolvida, é acelerar seu sistema nacional de inovação. Isso requer uma aproximação entre o meio acadêmico, a indústria e o Estado.

"Podemos agregar um componente nesta 'hélice-tripla' que é conseguir incluir aqui a vocação de determinada região. A vocação do Pará é, indubitavelmente, utilizar com inteligência seus recursos naturais. Nunca se falou tanto em bioma amazônico no planeta – e a discussão deveria ser menos 'pulmão do mundo' e mais, inteligência para transformar os ativos naturais em cosméticos, medicamentos, superalimentos, etc, etc, etc”, explicou o consultor.

O programa terá uma introdução sobre patentes e outros mecanismos de apropriação intelectual, além da revisão de guias e diretrizes e termina com atividades “mão na massa” envolvendo busca, interpretação e redação de patentes. Complementarmente serão realizadas oficinas práticas de busca de informações e mapeamento de tecnologias, com base em dados publicados em patentes e outras fontes.

Ministrado por Henry Suzuki, o workshop terá intensos debates. Henry é conhecido entre os profissionais da propriedade intelectual como um grande “missionário” da propriedade intelectual. Com uma experiência acumulada de anos e anos, consegue trazer ao público, de forma consistente e objetiva, os principais conceitos envolvendo patentes e principalmente a arte de redigir uma patente.

A redação de uma patente é um trabalho cirúrgico em que o redator tem o desafio de incluir no papel a tecnologia que quer ver protegida, sem estender demais (a ponto de torná-la de difícil compreensão) e sem encurtar muito (a ponto de não deixar de fora a reivindicação que quer ver protegida).

Nos dias 24 e 25, a rodada de palestras termina na Embrapa, em Belém, com a participação de Sérgio Alves, Diretor de Articulação Público-Privada da BioTec-Amazônia para explicar o trabalho da BioTec em promover o desenvolvimento sustentável na região.


Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob