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Divulgação

 

Primeira solução a considerar a idade do paciente no gerenciamento da doença, as lentes ZEISS MyoCare são capazes de frear o avanço da miopia em jovens de seis a 17 anos; De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia é considerada a epidemia do século e poderá atingir metade da população mundial até 2050¹.

A ZEISS Vision, empresa alemã especializada na fabricação de lentes oftálmicas e líder mundial em tecnologia voltada à saúde ocular, lança no Brasil as lentes ZEISS MyoCare, primeira solução a considerar a idade do paciente para controlar – e em alguns casos impedir – a progressão da miopia, distúrbio visual que se desenvolve durante a infância e evolui de forma rápida, fazendo com que objetos distantes pareçam embaçados.

Disponíveis nas lojas ZEISS VISION CENTER e óticas parceiras em todo o Brasil, as novas lentes ZEISS MyoCare possuem uma abordagem inovadora ao oferecer um design específico para crianças com até 10 anos de idade. Após essa fase, a recomendação é fazer a troca para as lentes ZEISS MyoCare S, responsáveis por retardar a progressão da miopia em jovens de até 17 anos. A continuidade do tratamento também é assegurada pela marca alemã, que oferece a garantia exclusiva de duas trocas por ano para cada paciente.

“O desenvolvimento saudável dos olhos é extremamente importante durante a infância porque não se trata apenas de ter qualidade de vida no dia a dia. Se não houver nenhum tipo de controle, a miopia pode progredir de forma irrestrita e acabar comprometendo o futuro da criança”, afirma a Dra. Marcela Barreira, chefe do setor de neuroftalmologia do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e oftalmopediatra parceira da ZEISS Vision.

De acordo com a especialista, as lentes ZEISS MyoCare e ZEISS MyoCare S agem na fase de desenvolvimento visual, que ocorre no período da infância e adolescência. Segundo ela, os ensaios clínicos mostram que, nos grupos de até dez anos, a progressão da miopia desacelera a uma média de 63%, se aproximando do ritmo de desenvolvimento ocular de crianças não míopes. Nos demais grupos, acima de dez anos, a desaceleração média é de 86%, chegando a 100% em alguns casos, a ponto de interromper a progressão da miopia.2

“É uma solução realmente eficaz no combate à doença. Sem o tratamento adequado, o olho pode tornar-se excessivamente comprometido e acabar contribuindo para surgimento de outras doenças oculares, além da perda potencial de visão irreversível. O risco de descolamento de retina, por exemplo, aumenta muito sem esse controle e a degeneração macular é aproximadamente 350 vezes mais comum em pessoas com a patologia”, completa a Dra. Barreira.

 

Campanha de conscientização

Com uma prevalência projetada de 50% da população mundial até 2050, a miopia é considerada um desafio global por entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para auxiliar no combate ao problema, a ZEISS Vision inicia uma campanha sobre a importância do diagnóstico e tratamento da miopia logo nos primeiros estágios da doença.

De acordo com a diretora de Marketing e Branding da ZEISS Vision, Paula Queiroz, a iniciativa visa chamar a atenção de pais e médicos para as possíveis consequências do avanço irrestrito da miopia nos jovens. “A miopia infantil é um problema crescente e que pode limitar a vida da criança sem o seu diagnóstico”, afirma a executiva da ZEISS no Brasil. “Quanto mais cedo a doença for descoberta, mais tempo de tratamento ela terá, o que reduz significativamente o impacto da patologia em sua vida”, completa.

Criada pela agência Moma, a campanha conta com diferentes peças para destacar a mensagem de que “as novas lentes gerenciam a progressão da miopia do seu filho desde já”. Já o conteúdo voltado para a classe médica reforça que “gerenciar a miopia na infância é transformar o futuro dos seus pacientes”. A campanha estreia no dia próximo domingo (8) e será veiculada em mídia offline e digital nas principais plataformas e capitais do país.

Para mais informações, acesse o site www.miopianainfancia.com.br.

 

 

1 Holden BA, Fricke TR, Wilson DA, Jong M, Naidoo KS, Sankaridurg P, Wong TY, Naduvilath TJ, Resnikoff S, Global Prevalence of Myopia and High Myopia and Temporal Trends from 2000 through 2050, Ophthalmology. 2016;123(5):1036–1042.


2 Ensaio clínico prospetivo, aleatorizado e duplamente cego, com a duração de dois anos, conduzido pelo Hospital Oftalmológico da Universidade Médica de Wenzhou, China, 2021. Participaram no ensaio 78 crianças míopes que usarem lentes ZEISS MyoCare Rx, 72 crianças míopes que usarem lentes ZEISS MyoCare S Rx e 76 crianças míopes que usarem lentes ZEISS Single Vision durante 12 meses. Resultados não publicados.

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