Zepbound da Lilly enfrenta risco de escassez

12357269687?profile=RESIZE_710x

Imagem da Eli Lilly. Embalagem de seu medicamento Zepbound. Eli Lilly via AP 

 

Como a Eli Lilly pode lidar com o sucesso do seu medicamento para emagrecer? Zepbound, o fármaco que promete reduzir o peso e melhorar a saúde dos obesos, está vendendo como água no deserto. Mas isso pode trazer um problema: a falta de estoque. 

Zepbound é um medicamento injetável que age no cérebro para diminuir o apetite e aumentar a saciedade. Ele foi aprovado pela FDA, a agência reguladora americana, em junho de 2021, e desde então vem ganhando cada vez mais adeptos. Segundo dados da Reuters, as prescrições de Zepbound chegaram a 25 mil por semana no final de dezembro, um número impressionante para um lançamento recente.

No entanto, essa alta demanda pode colocar em risco o abastecimento do produto nos próximos meses. Em uma conferência de saúde realizada na Califórnia (EUA), o presidente-executivo da Eli Lilly, David Ricks, admitiu que a empresa está enfrentando dificuldades para atender a todos os pedidos. Ele disse que o laboratório está "trabalhando duro" para aumentar a produção e evitar a escassez, mas não deu detalhes sobre os números ou as previsões.

Ricks também afirmou que espera que Zepbound seja incluído nos programas de benefícios de medicamentos (PBMs), que são intermediários entre as farmacêuticas e os planos de saúde. Ele revelou que pelo menos um PBM já se comprometeu a cobrir o custo do medicamento ainda em 2024. Em dezembro, a Eli Lilly anunciou que a Express Scripts, da Cigna, uma das maiores PBMs dos Estados Unidos, havia adicionado Zepbound à sua lista preferencial de reembolso.

Isso significa que mais pessoas terão acesso ao tratamento, o que pode aumentar ainda mais a demanda pelo produto. Porém, nem tudo são flores. Muitos empregadores não estão dispostos a incluir os medicamentos para emagrecer na lista de remédios cobertos pelos seus planos de saúde. Além disso, Zepbound ainda enfrenta a concorrência de outros fármacos similares, como Wegovy, da Novo Nordisk, e Ozempic, da própria Eli Lilly.

Zepbound é um dos principais responsáveis pelo crescimento da Eli Lilly no mercado farmacêutico. A empresa tem um valor de mercado de mais de US$ 500 bilhões e caminha para se tornar a primeira farmacêutica trilionária dos Estados Unidos. Mas para isso, ela precisa garantir que seu medicamento estrela não falte nas prateleiras e continue conquistando os consumidores.

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob