Coluna DikaJob - Como manter o foco no seu objetivo?

Colunista: Jéssica Araújo

Como manter o foco no seu objetivo?

9849656696?profile=originalComo coach costumo receber muitas questões no que tange ao foco no objetivo traçado: como manter? Como não se distrair, como não se desconcentrar?

Vou compartilhar com vocês uma questão pessoal que alguns amigos sabem: meu medo de avião. Eu tenho sim, um medo incapacitante. Já tive um surto de pânico e depois disso decidi me tratar. Um ano na psicologia depois, diversas tentativas, exercícios, música, mantras e hoje, tendo todo um ritual para enfrentar os voos, me controlo bem mais. Acontece que, os rituais e procedimentos são os meios para meu equilíbrio emocional e a mentalização do objetivo final é o fim, é meu foco. Minha paixão por viajar, por desbravar lugares novos, novas comidas, respirar um ar diferente me sustentam durante todo o voo.

Siga o DikaJob: 

Youtube - Instagram - LinkedIn - Telegram - FaceBook

Mas, o que isso tem a ver com foco? Explico a você: TUDO.

Em primeiro lugar você deve traçar seu objetivo final, mas, colocar junto dele todas as sensações, as expectativas, o que você vai ganhar com isso e talvez até os ganhos que você pode trazer para quem o rodeia. Complete com todas as sensações possíveis, escreva. O segundo passo é traçar pequenas metas que serão o caminho, os meios para você chegar onde quer. Descreva pequenas ações como por exemplo, se você quer aquela promoção, uma meta curta é começar a fazer seu networking (e aí não esquece de colocar tempo em cada meta: isso é superimportante para você ir seguindo e realizando os passos). Se você quer perder peso, uma meta possível é marcar um profissional especializado ou ler mais sobre as diretivas de alimentação mais em voga no momento. Em terceiro lugar, comemore cada passo realizado, valorize e releia seu objetivo final, trace novas pequenas metas se preciso for.

Isso serve para qualquer sonho, objetivo e até medo como eu descrevi lá em cima. A questão é: lembre-se da melhor sensação que você já sentiu ao conseguir algo e ponha essa sensação no seu horizonte.

Se eu for te contar por quanta turbulência já passei, quantas lágrimas derrubei nos aviões e continuo derrubando, ainda assim, não há nada que me impeça de procurar todo santo dia um destino novo para ir. Eu me arrependo sempre quando ouço “portas em automático” e o medo toma conta, é verdade. Mas, pensar no resultado final, no objetivo que vou atingir estando ali, utilizando até as sensações já vividas como estímulo, fazem toda a diferença no processo. Afinal, sem o medo não temos a oportunidade de experimentar a coragem e nos orgulhar dela quando o objetivo chega.

___________________________________________________________

Sobre a autora

 

Jéssica Araújo é técnica em nutrição, farmacêutica e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Também atua em Educação e Treinamento na Abbott Farmacêutica, com passagens pela Catarinense Pharma, Pfizer, Libbs e EMS

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Comentários

  • Olá Jéssica! Me chamo José Mauricio.

    Muito interessante o seu post. Estou praticando tudo isso que relatou. Estou buscando uma transição de carreira e desejo entrar para a Indústria Farmacêutica. Atualmente estou fazendo de curso de Propagandista Farmacêutico e desejo ir mais além. Estou trilhando o caminho para chegar lá. O seu post me motiva ainda mais. Obrigado!

This reply was deleted.

Faça seu post no DikaJob