Comissão alemã vai alterar recomendação da vacina de Oxford

Vacina da AstraZeneca

OMS declarou que vacina é segura e eficaz também para maiores de 65 anos

Presidente de órgão reconhece que avaliação causou problemas de aceitação do imunizante na Alemanha. Por escassez de estudos, comissão restringiu uso da vacina a menores de 65 anos


DW

A Comissão Permanente de Vacinação da Alemanha (Stiko) pretende alterar a recomendação para a vacina contra covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceira com a Universidade de Oxford que limitava o uso do imunizante apenas para pessoas com menos de 65 anos.

Em entrevista à emissora pública alemã ZDF, o presidente do Stiko, Thomas Mertens, reconheceu na noite de sexta-feira (27/02) que a recomendação causou problemas de aceitação da vacina da AstraZeneca na Alemanha.

No final de janeiro, a comissão, que é ligada ao Instituto Robert Koch (RKI), recomendou a vacina apenas para as pessoas com idade entre os 18 e os 64 anos, argumentando não haver dados suficientes para avaliar a eficácia do imunizante em maiores de 65 anos. A Organização Mundial de Saúde (OMS), no entanto, já declarou que vacina é segura e eficaz também nessa faixa etária.

"Nós nunca criticamos a vacina, só criticamos o fato de não haver dados suficientes sobre a sua eficácia em maiores de 65 anos. A vacina é muito boa e os novos dados nos permitem agora fazer uma avaliação melhor", afirmou Mertens à ZDF.

A recomendação da comissão contribuiu para a rejeição do imunizante do imunizante no país. Ao ser questionado sobre isso, Mertens disse que "a coisa toda correu mal de alguma forma" e destacou que, com base em novos dados, uma atualização da recomendação está sendo preparada.

O presidente da Stiko afirmou ainda que a comissão não descarta a possibilidade de um intervalo maior entre a aplicação das duas doses da vacina, mas para isso é necessária uma avaliação mais minuciosa dos dados existentes.

Depois de um início lento e de problemas na campanha de vacinação na Alemanha devido, principalmente, à escassez de imunizantes, o processo tem acelerado nos últimos dias. Alguns cidadãos, porém, ainda tem receios sobre as vacinas, sobretudo em relação à da AstraZeneca.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob