Segundo estudo realizado pela Cisco, fabricante de equipamentos de telecomunicações, o Brasil terá quase 200 milhões de pessoas conectadas à internet, o equivalente a mais de 90% da população, até 2023. O número de dispositivos conectados chegará a 755 milhões, no mesmo período.
Siga o DikaJob:
Youtube - Instagram - LinkedIn - Telegram - FaceBook
Os dados mostram que ter um modelo de negócios digital é fundamental para a sobrevivência das empresas, desafio que demanda profissionais com competências específicas. “A necessidade de desenvolver uma mentalidade digital nunca foi tão real e tão difícil”, afirmou Valeria Marretto, diretora de RH do Itaú, em debate realizado durante a Maior live de carreira do mundo, evento gratuito organizado pelo Grupo Cia de Talentos.
Essas habilidades digitais não estão relacionadas a conhecimentos técnicos, mas a capacidades humanas, como colaboração, empatia e resiliência. São habilidades relativamente novas no ambiente de trabalho e a maioria dos profissionais ainda não as desenvolveu, segundo Erika Braga, diretora de RH da consultoria PwC. “Ninguém está pronto”, diz Braga. “Estamos em constante evolução”.
A capacidade de aprender e desaprender, inclusive, é uma das principais competências exigidas dos profissionais digitais.
Autonomia e colaboração
Desenvolver uma mentalidade digital depende, em grande parte, da capacidade de trabalhar em grupo. Segundo Braga, o profissional não precisa saber de tudo, mas deve ser capaz de navegar por estruturas horizontais, ou seja, com pouca hierarquia.
A autonomia é outro componente importante. A transformação digital está muito relacionada à capacidade de inovação das empresas, por isso, os profissionais devem poder tomar suas próprias decisões e ter iniciativa.
Por outro lado, a complexidade das organizações precisa ser considerada. “O gerente de uma agência, por exemplo, não pode estabelecer seu próprio padrão de atendimento”, diz Marretto, do Itaú. Nesse sentido, é importante que a empresa tenha mapeado o papel e as funções de cada colaborador.
VEJA TAMBÉM
Comentários