9849695255?profile=original

Tóquio – A gigante farmacêutica norte-americana Pfizer Inc. solicitará aprovação formal para o Japão nesta sexta-feira (18) de sua vacina contra a COVID-19, sendo o primeiro laboratório a entrar com tal pedido no país, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

O governo japonês já concordou com a Pfizer em receber 120 milhões de doses da vacina, o suficiente para 60 milhões de pessoas, ou cerca de metade de sua população, publicou a Kyodo News.

Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha já começaram a administrar a vacina contra o coronavírus desenvolvida em conjunto pela Pfizer e sua parceira alemã BioNTech SE, enquanto Cingapura e alguns outros países devem seguir o exemplo.

Mas as preocupações permanecem sobre sua segurança, já que as autoridades locais dos EUA disseram na quarta-feira que um profissional de saúde no Alasca mostrou uma séria reação alérgica à vacina. Reações alérgicas semelhantes por dois profissionais de saúde também foram relatadas na Grã-Bretanha.

No início do mês, o parlamento do Japão promulgou uma lei para cobrir os custos dos residentes a serem vacinados, com o recente ressurgimento de infecções não mostrando sinais de diminuir.

Como a vacinação pode começar já em março, o governo japonês planeja pedir aos municípios que preparem locais, além de instituições médicas, e sistemas prontos para aceitar reservas.

A vacina Pfizer-BioNTech foi projetada para ser administrada em lotes de 1.000 doses, mas elas precisam ser armazenadas a menos 75º C ou menos e administradas em aproximadamente 10 dias.

NOS ESTADOS UNIDOS

Um painel de conselheiros externos da FDA, agência norte-americana de medicamentos e alimentos, endossou na quinta-feira (17) o uso emergencial da vacina contra coronavírus da Moderna Inc’s, virtualmente assegurando uma segunda opção para a proteção contra a Covid-19 no país devastado pela pandemia.

O comitê votou por 20 x 0, com uma abstenção, que os benefícios da vacina são maiores do que os seus riscos em pessoas com mais de 18 anos, uma semana depois de o mesmo painel apoiar a vacina similar da Pfizer Inc. e da sua parceira alemã BioNTech SE, o que levou à autorização do uso emergencial da FDA um dia depois.

A FDA deve conceder a autorização de uso emergencial entre a noite de quinta e a sexta-feira, dando mais uma esperança a um país que perdeu mais de 300.000 vidas para a Covid-19 –com um recorde diário de 3.580 mortes na quarta-feira– e com uma alta de pacientes ameaçando sobrecarregar hospitais e funcionários da saúde dos EUA.

A vacina da Moderna deve começar a ser distribuída assim que a FDA der a luz verde. O secretário de Saúde, Alex Azar, afirmou à emissora CNBC, na quinta-feira, que 5,9 milhões de doses foram separadas para os governadores e estão prontas para serem enviadas ao redor do país.

As vacinas, no entanto, não são a panaceia porque demorarão meses para serem administradas em todo o país, onde o vírus está correndo solto e as medidas de saúde pública, como distanciamento social e uso de máscaras, são rejeitadas por grandes partes da população.

Ao contrário da vacina da Pfizer, que vem com desafios complexos de distribuição porque precisa ser enviada e armazenada em 70 graus celsius negativos, a da Moderna não exige supercongeladores ou quantidades vastas de gelo seco, tornando mais fácil a distribuição em áreas remotas e rurais.

Autoridades dos EUA esperam ter 40 milhões de doses das vacinas da Pfizer/BioNTech e Moderna até o fim do ano –o suficiente para inocular 20 milhões de pessoas. As duas vacinas tiveram efetividade de 95% na prevenção da doença em testes clínicos, sem nenhum problema de segurança sério.

A primeira leva de doses deve ser reservada aos trabalhadores da saúde que tratam pacientes com Covid-19 e moradores vulneráveis e funcionários de casas de repouso.

Documentos preparados por cientistas da FDA e publicados antes da reunião afirmavam que o regime de duas doses da vacina da Moderna foi muito efetivo na prevenção de Covid-19 e não causaram nenhum risco de segurança específico.

Fonte: Alternativa Online

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob