Imagem de Lukas Bieri por Pixabay
Criação de uma cota de trabalho para profissionais acima de 50 anos (50+)
Comecei a falar com vário(a)s colegas que estão disponíveis no mercado sobre a dificuldade de retornar.
Ontem mesmo uma amiga de Natal-RN comentou que conhece muitas pessoas com excelente perfil e estão em busca de recolocação.
Alguns amigos que atuavam na Indústria Farmacêutica e se enquadram neste momento de vida de 50+ relataram que não conseguiram voltar e mudaram de ramo e função, um virou consultor(PJ) no mercado esportivo e outro agora é gerente de marketing num fabricante de produtos aquáticos.
Também tive o cuidado de acompanhar vários artigos e notícias sobre a recolocação de pessoas mais velhas e garanto que eu poderia deixar aqui vários links destes artigos.
O que percebo e acompanho é que as oportunidades são inversamente proporcionais, quanto mais idade temos, menos vagas são ofertadas.
E no meu caso com 52, tenho vivido mais próximo a esta realidade.
Para terem uma ideia, fiz um teste. Soube de uma vaga de Gerente de Treinamento numa multinacional farmacêutica (prefiro não revelar qual a empresa). Analisei o anúncio, vi que era exatamente o meu perfil.
Busquei alguns colegas da empresa e pedi para me indicarem. Me orientaram para também aplicar no sistema da empresa, fiz.
Alguns dias atrás uma colega que me indicou me questionou sobre o processo e comentei que não houve nenhum contato. E até agora, escrevendo este artigo, a situação é a mesma.
Alguns pontos a destacar:
1 - Artigos demonstram o ganho que as empresas terão, se absorverem as pessoas com maior faixa etária, veja estes artigos que postei:
- Empresas só têm a perder ao desprezar profissionais mais maduros
- Starbucks inaugura loja operada por pessoas da terceira idade
2- De acordo com o IPEA a população brasileira atingirá seu pico em 2030 e a pirâmide etária vai inverter, o envelhecimento da população alterará a proporção da população dos diversos grupos etários.
- 1940 - população idosa representava 4,1% do total - 1,7 milhão de pessoas;
- 2011 - população idosa subiu para 12,1% - 23,5 milhões. Enquanto isso, a população jovem caiu;
- 2060 - 25% da população brasileira e diminuição da população jovem, em idade ativa.
3- Com a reforma da previdência levaremos mais tempo para aposentar;
4- Há preconceito pelos empregadores com profissionais mais velhos, velado, mas há;
5- Quando vemos algumas iniciativas, temos que aplaudir, mas são muito, muito raras, por exemplo: Starbucks e Unilever, vejam abaixo.
6- Se você não está na faixa etária 50+, um dia vai chegar.
Se nada acontecer hoje, você estará na berlinda também. Se quiser fazer um teste, baixe o FaceAPP, tire uma foto e se imagine daqui uns anos, se é que já não fez e postou nas redes social.
Neste cenário, tive uma ideia, mandei uma mensagem para o Presidente Bolsonaro relatando esta lacuna, menos vagas e reforma da previdência. Para constar, sou a favor da reforma da previdência.
Também enviei a ideia para o Senado Federal, para que seja criada uma cota para absorção dos 50+.
Esta ideia, ao receber 20.000 apoios, se torna uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos Senadores e pode virar lei.
Para apoiar é bem simples, clique no link abaixo. Faça um breve registro e clique em APOIAR. Vamos fazer esta ideia ser debatida no Senado.
Link para participar:
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=125531
Um abraço e estou à disposição,
Joni Mengaldo
dikajob@dikajob.com.br
Comentários
1.541 apoios
Muito bom!!! Este texto me fez de lembrar da estória de Tibério e o vidro flexível, vale a pena pesquisar e ler sobre. Entre outros motivos que as empresas limitam contratação de pessoas mais velhas, observo que muitas estão encharcadas de profissionais com este perfil do imperador Tibério. Abraços.
1.444 apoios
Apoio muito baixo! A aqueles que não estão dando atenção a esta situação porque possuem hoje uma posição confortável no mercado de trabalho lembrem-se: todos nos envelhecemos e um dia chegará a nossa vez. Apoiem esta causa, ela é justa!
1.415 apoios
Apoio sua causa, pois estou exatamente na mesma situação.
Symone Ursini
Assim como você tenho 52 anos e estou sentindo na pele a dificuldade em em recolocar. já participei de uma equipe da Sanofi somente com maduros, alguns até com mais de 70, mencionada por Sergio Carosio abaixo e era impressionante a vitalidade, dedicação, compromisso e o brilho no olho de cada um de nós.Mas, infelizmente, algum gênio colocou na cabeça dos gestores das empresas a questão da faixa etária e isso foi absorvido.
Amigo dos propagandistas. Gostaria de deixar uma mensagem........
"procure saber o que foi o Turbo -equipe Turbo na sanofi!!! e verá o que é valorizar o profissional maravilhoso da Catarina. Aquele com até 70 anos....caramba parece ser um absurdo mas não é....posso até te passar a experiencia
1.314 apoios
1.202 apoios