por Celina Mckee
Pharmatimes
A Shire laboratório de biotecnologia sediado em Dublin na Irlanda, chegou a um acordo definitivo para vender sua oncologia francês Servier por US$ 2,400 bilhões (1,9 bilhões de euros), conforme relatado pela empresa, que espera fechar a transação durante o segundo ou terceiro trimestre de 2018.
O negócio de oncologia da Shire inclui produtos no mercado Oncaspar (pegaspargase), um componente do tratamento multi-agente para leucemia linfoblástica aguda (ALL) e direitos do Onivyde (formulação lipossomal peguilada de irinotecano), que faz parte de um regime de tratamento para câncer pancreático metastático após terapia baseada em gemcitabina.
O portfólio também inclui o Calaspargase Pegol (Cal-PEG), que está sob revisão nos EUA para o tratamento da ALL e das colaborações em fase inicial do pipeline de imuno-oncologia, observou a empresa.
O executivo-chefe da Shire, Flemming Ornskov, chamou o negócio de um "marco importante" para a empresa, que demonstra claramente o valor embutido em seu portfólio.
“Embora o negócio de oncologia tenha proporcionado alto crescimento e lucratividade, concluímos que ele não é essencial para a estratégia de longo prazo da Shire”, acrescentou ele, e também observou que a empresa continuará avaliando seu portfólio “por oportunidades para liberar mais valor e aprimorar nosso foco na liderança em doenças raras com a eliminação seletiva de ativos não estratégicos. ”
Ornskov também observou que o Conselho considerará devolver o montante da venda aos acionistas por meio de uma recompra de ações aprovada pelos acionistas, após o período de oferta atual referente à possível oferta da Takeda para a Shire chegar ao fim.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">A Servier disse que a aquisição ajudará a alcançar sua visão de se tornar um "ator global" em oncologia.
“Esta aquisição nos permite estabelecer uma presença comercial direta nos Estados Unidos, o mercado farmacêutico líder mundial, e fortalecer nosso portfólio de produtos comercializados nos territórios onde a Servier já está presente. Nosso objetivo é levar esses tratamentos a um maior número de pacientes com câncer em todo o mundo ”, comentou o presidente do grupo Servier, Olivier Laureau.
A Takeda disse no início do ano que poderia fazer uma oferta para a Shire e reforçar suas principais áreas terapêuticas. O prazo para a decisão se farão ou não a oferta vai até 25 de abril de acordo com o regulamento do Reino Unido.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">
Comentários