10 habilidades de carreira mais importantes na próxima década

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Alfabetização digital, inteligência emocional e flexibilidade são algumas das principais habilidades de carreira buscadas pelos recrutadores

 

Para ter sucesso, é preciso entender como a tecnologia impactará nosso mundo e cultivar soft skills para fazer o que as máquinas não podem

 

Quer se tornar indispensável para os empregadores?

Não são apenas habilidades técnicas que você precisa ter. À medida que avançamos para a nova revolução industrial e o ritmo das mudanças continua a acelerar, as habilidades de carreira que você precisa para ter sucesso no trabalho também estão mudando.

Em meu novo livro, “Future Skills: The 20 Skills and Competencies Everyone Needs to Succeed in a Digital World” (“Habilidades do Futuro: As 20 habilidades e competências que todos precisam para ter sucesso no mundo digital”, em tradução livre), falo sobre como esse sucesso também exige que entendamos como a tecnologia impactará nosso mundo. Também precisaremos cultivar soft skills para fazer o que as máquinas não podem.

Estas são algumas das habilidades que serão procuradas pelos empregadores nos próximos dez anos.

 

1. Alfabetização digital

alfabetização digital abrange as habilidades de aprender, trabalhar e navegar no mundo digital. Essas habilidades envolvem a capacidade de usar dispositivos, softwares e aplicativos com segurança e confiança. Pessoas com fortes habilidades de alfabetização digital podem se comunicar e colaborar facilmente usando ferramentas digitais. Elas se mantêm atualizadas sobre as novas tecnologias e entendem como elas podem afetar seu trabalho e seus negócios.

 

 

2. Alfabetização de dados

Para a maioria das empresas, os dados são agora um dos seus negócios mais importantes e valiosos, o que significa que as organizações vão querer contratar pessoas que são capazes de obter dados e usá-los de forma eficaz. No contexto empresarial, a alfabetização de dados significa ser capaz de acessar informações específicas e trabalhar com elas com confiança. Assim, você também poderá questionar a integridade e a validade de quaisquer dados com os quais esteja trabalhando, em vez de apenas seguir cegamente as informações fornecidas.

3. Pensamento crítico

Na era das fake news e da sobrecarga de informações, o pensamento crítico está no topo da lista das habilidades de carreira mais importantes para o sucesso. Pensar criticamente significa analisar questões e situações com base em evidências, em vez de levar em conta boatos, opiniões pessoais ou preconceitos. Quando você está praticando o pensamento crítico, você pode questionar a validade das evidências e descobrir o que é verdade e o que não é em diversas situações.

4. Inteligência Emocional

Inteligência emocional é a capacidade de expressar e controlar nossas emoções. Uma pessoa emocionalmente inteligente está ciente de como suas emoções influenciam seus próprios comportamentos e afetam os outros ao seu redor e pode gerenciar essas emoções. A empatia – a capacidade de ver o mundo da perspectiva de outra pessoa – é um componente-chave da inteligência emocional.

5. Criatividade

Você já se perguntou o que realmente é criatividade? Uma maneira de definir é “o ato de transformar ideias imaginativas em realidade”. A criatividade será uma das habilidades mais desejáveis ​​para o trabalho no futuro, especialmente porque entregamos cada vez mais tarefas rotineiras às máquinas. O pensamento criativo, como ter novas ideias, resolver problemas, imaginar além do que já existe e implementar ideias para corrigir problemas e melhorar as coisas, também será fundamental no futuro.

6. Colaboração

A natureza da colaboração e do trabalho em equipe está mudando à medida que as equipes evoluem para incluir profissionais em modelo híbrido, totalmente remoto e outros funcionários que transitam entre projetos e equipes. Neste local de trabalho em constante mudança, você precisará ser capaz de colaborar e se comunicar efetivamente com uma variedade de colegas.

 

 

7. Flexibilidade

Você está aberto a mudanças? No futuro, a mudança será um fator ainda mais determinante do que é hoje. Teremos que lidar constantemente com novas tecnologias, automação, ritmo de trabalho em rápida evolução e grandes interrupções nos negócios. Todos devemos desenvolver a resiliência mental para conseguir alcançar o sucesso em tempos de mudança constante. A adaptabilidade – a capacidade de se ajustar a novas condições – é a chave para desenvolver a flexibilidade. Pessoas adaptáveis têm mente aberta, são curiosas e estão dispostas a aprender coisas novas porque se concentram nas oportunidades, não nos obstáculos.

8. Habilidades de liderança

A boa liderança significa extrair o melhor de outras pessoas e garantir que elas possam ter sucesso. E se você acha que habilidades de liderança são necessárias apenas para aqueles que estão no topo, melhor repensar. Equipes à distância, diversidade, funcionários temporários e estruturas organizacionais mais fluidas mostram que as habilidades de liderança são importantes para todos os indivíduos em todas as empresas – estejam eles liderando um projeto, uma equipe ou um departamento inteiro.

9. Gestão do tempo

Trabalhando de casa, do escritório, administrando seu próprio negócio ou atuando em uma organização, a capacidade de gerir o seu tempo de forma eficaz é essencial para o seu desempenho. Lembre-se de que a gestão do tempo é sobre trabalhar de forma inteligente, e não sobre trabalhar mais. Colocar horas extras não é necessário para pessoas que são ótimas em administrar seu tempo. Elas sabem quando são mais produtivas e usam esse tempo com sabedoria, reservando suas horas menos produtivas para outras tarefas.

Saber gerir seu tempo também é importante para a saúde mental. Quando você faz isso de forma eficaz, cria um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e garante um espaço para as coisas que são mais importantes para você.

10. Curiosidade e Aprendizado Contínuo

Se eu fosse escolher apenas uma habilidade de carreira que acho que todos devem ter, seria a curiosidade. Seja qual for sua idade ou setor, adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo é fundamental para ter sucesso. A curiosidade e a busca por aprendizado te ajudam a permanecer flexível e aceitar as mudanças, além de manter suas habilidades afiadas para que você possa acompanhar as principais mudanças que já estão ocorrendo. Quer se manter relevante para os empregadores e ter a melhor chance de ser bem-sucedido? Adote uma mentalidade de crescimento e desperte seu desejo de aprender.

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