Mesmo profissionais experientes podem cometer erros durante entrevistas de emprego (Foto: Pexels)
ÉPOCA NEGÓCIOS
A preparação para uma entrevista de emprego pode ser fonte de estresse mesmo para os profissionais mais experientes. Insegurança e ansiedade são dois dos principais fatores que podem levar a erros de posicionamento, linguagem ou falta de atenção. Para minimizar esses equívocos, no entanto, existem algumas táticas.
A estrategista de carreiras Adunola Adeshola compartilhou seis frases que podem ser prejudiciais a um candidato durante uma entrevista. Excesso de humildade ou murmúrios, por exemplo, podem causar má impressão no recrutador. Confira a seleção feita pela especialista, publicada em um artigo da revista Forbes:
1. "Não sou a pessoa mais qualificada para este trabalho, mas..."
Você deve ter em mente que o entrevistador quer falar com você porque acha que pode ser o profissional certo para o trabalho. Durante a entrevista, eles procurarão pistas positivas e negativas para comprovar isso.
Segundo Adeshola, se você disser: "Eu não sou a pessoa mais qualificada para este trabalho" como uma tática de humildade, dará a impressão contrária. "Conseguir uma entrevista significa que o entrevistador acredita que você é qualificado o suficiente, então não dê a ele uma razão para pensar de outra forma", explica a estrategista.
2. "Não tenho muita experiência nisso, mas..."
Para Adunola, existem maneiras melhores de qualificar suas habilidades que evitam o uso de linguagem negativa. "Em vez de se desqualificar, vá direto para a experiência e as habilidades que você tem", aconselha.
3. "Hum", "Ah", "É..."
Murmúrios em excesso como "hum" ou "ah" entre as frases passam a ideia de que você não tem autoconfiança e que não se preparou o suficiente para a entrevista. Em geral, empresas buscam profissionais confiantes, determinados e proativos. Se necessário, faça alguns ensaios antes da entrevista para se sentir mais relaxado.
4. "Nós tivemos bons resultados..."
É normal ter medo de se apropriar de realizações corporativas em empregos anteriores, mas dizer “nós” em vez de “eu” diminui seu papel e pode fazer o entrevistador pensar que você está levando o crédito pelo trabalho de outra pessoa, explica Adeshola.
"Identifique seus resultados específicos e o impacto que você gerou e, em seguida, destaque isso em suas entrevistas com confiança", afirma.
5. "O que a empresa faz exatamente?"
Faça uma pesquisa antes da entrevista, e se você gostou do que leu sobre a empresa, deixe isso claro mostrando ao recrutador que você pesquisou bem a companhia. Isso adiciona valor e comprometimento à sua imagem.
6. "Não sei, talvez..."
Nunca deixe de responder ou dê uma resposta ambígua a uma pergunta, porque isso passa a impressão de uma pessoa não confiável. "Seja claro sobre o que você traz para a mesa antes da entrevista e decida sobre as habilidades e histórias que você deseja usar para apoiar o que você pode fazer", aconselha Adeshola.
Comentários