Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
No ambiente de trabalho de 2024, as competências reinarão supremas
Estamos vivendo novos desafios, tanto para profissionais, quanto para as organizações globalmente. Assuntos como ESG, flexibilidade de modelos de trabalho, diversidade, inclusão, saúde mental, inteligência artificial, transformação digital e choque geracional são alguns exemplos de pautas que vêm ganhando cada vez mais espaço nas salas de reunião e motivando mudanças reais na relação entre as pessoas e o trabalho.
Com muitas mudanças, há uma tendência de que as competências exigidas também sejam adaptáveis e moldáveis. Pensando no processo de incorporação, observamos que não é tão fácil a absorção e execução. Pesquisa da Gartner demonstra que, pelo menos, 30% das habilidades mais buscadas há três anos estão perdendo a sua capacidade de fazer a diferença.
Deste modo, nunca foi tão importante o investimento em treinamento e desenvolvimento. Segundo a consultor e palestrante, Joni Mengaldo, o reskilling e o upskilling entraram pela porta da frente e devem permanecer um bom tempo no planejamento estratégico das empresas.
Ter a capacidade de usar inteligências artificiais, como o ChatGPT; conhecimentos em ESG; economia comportamental; planejamento estratégico e de marketing; ética; empatia; people analytics; capacidade de resolução de problemas; Canva; entre outros, serão essenciais.
"As habilidades que nossos colaboradores de hoje e que estão desenvolvendo para o futuro influenciarão o sucesso da estratégia de uma organização." Completou Joni.
A liderança também está se adaptando a uma abordagem de habilidades, em primeiro lugar para a gestão de talentos. Ao invés de focar qualificações formais ou diplomas para suprir as necessidades do trabalho, as empresas deverão priorizar a experiência, as habilidades no trabalho e execução, investindo em oportunidades de aprendizado ágil para suas equipes.
As habilidades tecnológicas são o catalizador dessa revolução no aprendizado, com tópicos críticos como inteligência artificial (não apenas para funções técnicas), computação em nuvem e segurança cibernética vendo um crescimento notável no número de horas de aprendizado consumidas pelos clientes.
Vejam o infográfico da Udemy com as 100 habilidades globais que mais devem crescer em 2024, clique aqui.
Comentários