Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Práticas de autoconhecimento e gestão são a solução para superar a desmotivação e conquistar o saudável equilíbrio das emoções
por Joni Mengaldo - criador do DikaJob
As inteligências emocional e espiritual são assuntos fundamentais para todos nós, seja na vida social, acadêmica, religiosa e no principalmente no ambiente profissional.
Considere que em nossa vida adulta passamos uma grande quantidade de tempo no trabalho. Num passado bem próximo nosso principal foco era sairmos e nos deslocarmos para o trabalho presencial, hoje temos as esferas hibridas e vários trabalham de casa.
Este contexto traz desafios antes impensados. A redivisão de espaços, mudanças em outros, readequação de horários e de relacionamentos são fundamentais. Percebemos de forma patente que a necessidade de avaliamos e nos expressarmos nossas emoções e espiritualidade com precisão e, ainda, compreender nossa saúde emocional.
As corporações focavam a seleção de candidatos altamente racionais, com habilidades intelectuais e conhecimentos técnicos, sabemos, atualmente, que a importância de investimento na superação de períodos de desmotivação, frustração e que manter o ambiente de trabalho saudável.
Assim, a busca de desenvolver as inteligências emocional e espiritual, principalmente para aqueles que estão com grande pressão e em alta competitividade, parece uma missão impossível.
É possível nosso desenvolvimento emocional e espiritual.
Buscar a autoconsciência, a autogestão e a gestão de relacionamentos são caminhos para o equilíbrio.
Acreditavamos na busca de um maior QI – Quoeficiente de Inteligência; no entanto, pesquisas recentes identificam que quem tem maior QE – Quoeficiente Emocional e QS Quoeficiente Espiritual, alcançam melhores resultados em suas carreiras. Estudos indicam também que uma pessoa com altos QE e QS apresenta maior produtividade. E acrescentando, tanto o QE quanto o QS podem ser desenvolvidos.
Como esvrevi acima, na vida social, acadêmica, religiosa e no principalmente no ambiente profissional, desenvolvor nossas inteligências emocional e espiritual são indispensáveis. Impactando nosso comportamento, na administração do tempo, motivação, comunicação, entre vários outros aspectos da vida profissional e pessoal.
Uma pesquisa de 2021 da SIX Seconds, The Emocional Intelligence Network, revela que o alto QE impacta em 53,2% nos relacionamentos, bem-estar e qualidade de vida, ou seja, é fundamental para quem procura um estilo de vida saudável.
Comentários