Quando pensamos em inovação, temos a mania de entender como simplesmente uma estratégia. Mas inovação não é só isso (Georgijevic/Getty Images)
O que as empresas querem sem exceção? Aumentar receita, lucro e ganhar eficiência. E através da inovação existem algumas maneiras em que elas podem fazer isso, por exemplo: entrar em novos mercados, gerar novos produtos, ajustar seu portfólio ou mudar alguns processos comuns.
Porém, isso não é o que elas acabam fazendo. O que a maioria das empresas acaba fazendo no fim, são algumas coisas como programas com startups, hackathons ou design sprints com novas tendências do mercado.
E não me entenda mal, porque não é errado fazer isso. Mas você precisa de uma forma de conectar essas práticas aos objetivos principais de sua empresa. E é aí que a grande parte do mercado falha.
Por isso hoje vamos falar sobre os dois principais gaps de inovação que encontramos no mercado:
1. Estratégia
Sabe um dos maiores erros cometidos pelas empresas?
Quando pensamos em inovação, temos a mania de entender como simplesmente uma estratégia. Mas inovação não é só isso, inovação é tática.
A diferença é que, quando pensamos em onde queremos chegar, nós precisamos de três coisas: objetivo, estratégia e tática:
Objetivo > o que precisamos fazer (vencer um jogo de futebol, por exemplo)
Estratégia > suas diretrizes (preciso atacar pela direita, onde o adversário é mais lento)
Tática > como fazemos para chegar lá (vou colocar meu lateral reserva, porque ele é mais rápido e consegue chegar melhor por aquele lado)
Ou seja, a inovação conecta (e leva) sua empresa à sua estratégia. Mas o que a maioria das empresas tem hoje não passa de apenas um conjunto de objetivos.
2. Liderança
Todos sabem que para inovar é preciso mudar. Mas quem provoca a mudança?
A inércia corporativa é forte e o medo de mudar é maior ainda. E a verdade… É que todo o ambiente das empresas é feito para a gente não inovar.
Chamamos isso de anticorpos da inovação. Porque se a empresa faz X% ao ano seguindo seus processos específicos, como você fala do nada “vamo fazer algo diferente?"
É isso que a maioria dos profissionais de inovação não conseguem superar. A comunicação entre as áreas está cada vez menos eficiente nas empresas tradicionais. E quem sofre com isso é a inovação.
Portanto, falta liderança de maneira crônica. Mas é aí que você pode se beneficiar com tudo isso.
Comentários