303195688-i306221.jpeg

Foto: Divulgação / Canaltech

 

O CEO da IBM garantiu que a empresa não deve mais repor certas vagas ocupadas por humanos para substituí-las por inteligência artificial e automações

 

O CEO da IBM, Arvind Krishna, afirmou que a empresa deve interromper as contratações de novos funcionários em trabalhos que possam ser feitos por inteligências artificiais. O executivo pretende substituir empregados de carne e osso em áreas não voltadas para o cliente.

A afirmação foi feita em entrevista concedida para o site Bloomberg. Krishna acredita que até 30% da mão de obra da IBM poderia ser substituída por IA e automação nos próximos cinco anos.

A previsão inicial seria trocar 7,8 mil empregos de pessoas por robôs capazes de automatizar determinadas tarefas, inclusive na área de recursos humanos. Ele não disse se pretende realizar rodadas de demissão, mas garantiu que alguns cargos não serão repostos quando ficarem vagos.

Atualmente, a IBM tem cerca de 260 mil empregados no mundo inteiro, sendo que 10% do total estão alocados em funções fora do atendimento ao cliente. Se a promessa for cumprida, o total de desempregados poderia subir para até 26 mil.

IAs poderiam ser usadas também em outras fabricantes
O temor do mercado agora é que outras fabricantes sigam os passos da IBM, principalmente se a empresa for exitosa. Não foi divulgado, contudo, nenhum cronograma ou planejamento de demissões, o que significa que ainda pode levar alguns meses até a companhia iniciar o processo de substituição.

Essa não é a primeira situação delicada que a fabricante de PCs passa. A IBM já tinha anunciado a demissão de 3,9 mil pessoas no início de 2023, número que poderia chegar a 5 mil postos até o fim do primeiro trimestre.

O anúncio é mais uma bomba no desgastado setor de IA, apontado como vilão em diversos segmentos laborais. Existe um real temor de aumento no desemprego em nível global devido à incorporação das IAs em atividades executadas por humanos — como ressaltou o "padrinho da IA" em seu pedido de demissão do Google.

 

IAs vão acabar com profissões?

Tarefas que envolvam a criação de conteúdo ou a execução de tarefas rotineiras poderiam ser executadas, ao menos em alguma medida, por chatbots inteligentes como o ChatGPT. Alguns segmentos sociais estão apreensivos quanto a essa possibilidade, mas, até então, nenhuma empresa tinha deixado tão claro os planos para trocar humanos por IAs.

Vale lembrar que o BuzzFeed encerrou sua divisão de notícias após incorporar a produção de conteúdo por IA no lugar de jornalistas.

O experimento da IBM pode deixar lições para o mercado. Se der certo, é provável que mais enxugamentos da folha ocorram no setor de tecnologia. Se der errado, talvez haja um pouco mais de cautela dos empresários no trato com os recursos humanos de suas companhias.

 

Fonte: Bloomberg

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob