Londres - Imagem de Ana Gic por Pixabay
Modelos mais resilientes trazem benefícios, mas não para todas as indústrias e locais de trabalho
O Reino Unido tem estudado e tem uma proposta de redução de jornada de trabalho para quatro dias durante a semana, sem redução de salários e benefícios, inclusive para empresas britânicas fora do Reino Unido. O período da pandemia tem demonstrado a viabilidade de bons resultados com pessoal trabalhando de casa.
Próximo a 3 mil empregados de mais de 30 setores da economia estão testando este modelo de trabalho desde junho, que traz a possibilidade de manter os lucros das corporações, aliados a mais qualidade de vida e sustentabilidade.
Outros países estão buscando esperiências com esta visão de trabalho, na América do Norte, na Europa. Aqui no Brasil, a classe dos bancários incluíu esta pauta em sua campanha salarial de 2022.
Essa flexibilidade pode contribuir para a retenção dos melhores talentos do mercado, trazendo mais conforto com este modelo de atuação.
Hoje temos que entender os movimentos das demandas dos colaboradores, em cada setor da empresa, haja vista que algumas profissões exigem atuação presencial. Quem tem uma rotina administrativa e vendas, pode atuar em home office ou de modo híbrido, com jornada reduzida de 4 ou 3 dias.
De outro modo, quem trabalha em linha de produção, por exemplo, é necessário uma atuação presencial. As corporações devem exercitar as diferentes demandas para cada departamento.
O Reino Unido farão os testes até o final de 2022 em mais de 70 empresas. As organizações que estão no programa participarão de oficinas e seminários on-line e mentoria de especialistas e de empresas que já implementaram a jornada semanal de 4 dias com sucesso.
Portugal por exemplo tem criado novas regras para atração de mão-de-obra da Europa e fora, abrindo concorrência inclusive aqui no Brasil. Recentemente numa rápida busca, já é possível encontrar vagas de motoristas de caminhão em sites brasileiros de oferta de emprego, ou seja, a concorrência por pessoas que jé é grande, vai aumentar e trazer vieses de qualidade de vida é fundamental para contratar e manter os colaboradores.
Este movimento abre uma ampla gama de possibilidades. No entanto novos modelos sempre carregam pontos positivos e pontos negativos, colaboradores numa mesma empresa ou departamento podem ter tratamentos diferentes em relação à carga e o modelo de trabalho, com prograssão mais demorada em sua carreira.
Novas regras e modelos trazem dilemas que devem ser estudados e entendidos por todos, para não virem acompanhados de desconforto.
Devemos esperar por novas profissões, mais globalização, mais flexibilidade, mais nomadismo e a guerra por talentos e retenção será cada vez maior.
Permitir modelos mais flexíveis em sua jornada compõe o modelo de gestão exponencial, trazendo benefícios em curto, médio e longo prazo.
Comentários