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17 CHAVÕES CORPORATIVOS PARA VOCÊ RISCAR DO DICIONÁRIO E PARAR DE PASSAR VERGONHA (FOTO: CIRILOPOETA / GETTY IMAGES)

Abusar de bordões para dar a impressão que você domina um tema não funciona e ainda te rotula como pretensioso

POR MARC TAWIL*

Head da Tawil 

Comunicação e LinkedIn Top Voices

Clichês corporativos. Quem nunca? Eu já, muito, até despertar para o óbvio ululante: eles não só não contribuíam para o diálogo, como empobreciam minha fala e me faziam passar uma vergonha danada.

Abusar dos chavões na expectativa de impressionar o interlocutor rebaixa nosso vocabulário e nos dá uma aura pretensiosa. E por “pretensioso” leia-se um sujeito “que pretende ser mais do que é na realidade, por vaidade, petulância ou pura afetação”.

Pior ainda são aqueles que enchem a boca para falar palavras supostamente inteligentes e que não têm ideia do que estão dizendo.

E como acontece!

“Nosso negócio está infestado de idiotas que tentam impressionar usando chavões pretensiosos”, falava o britânico David Ogilvy, fundador da agência Ogilvy & Mather e considerado “o pai da Publicidade”.

Embora se referisse a colegas, Ogilvy, que morreu há exatos 20 anos, certamente teria dificuldades em conviver com a proliferação generalizada de frases feitas de 2019.

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O chavão contaminou a linguagem corporativa e, de acordo com uma pesquisa da Londonoffices.com, está na boca inclusive de quem o detesta. “Muitas vezes, a quantidade desses clichês aumenta durante as minhas apresentações e reuniões importantes. Assim que abro a boca, não consigo segura-los, e sempre me pego pensando em quanto idiota devo estar parecendo”, admitiu um participante do levantamento.

Aqui estão 17 clichês corporativos e o que eles, quando ditos, costumam provocar na cabeça do outro:

1. “Somos orientados por resultados”
É mesmo? Quais?

2. “Somos éticos, honestos e transparentes”
Que bom, seria estranho se fosse diferente.

3. “Vou te falar a verdade”
Parto do princípio que você sempre fala a verdade.

4. “Atuamos para quebrar silos organizacionais”
O que são “silos organizacionais”?

5. “Falhar não é uma opção”
Às vezes, esqueço que estou falando com Senhor Perfeito.

6. “Os dados não mentem jamais”
Já alguns analistas...

7. “Somos profissionais disruptivos”
Se fossem de verdade, nunca diriam isso.

8. “Literalmente”
Você sabia que a humanidade usa “literalmente” errado há pelo menos três séculos?

9. “Vou ser honesto com você”
Suponho que antes você não estava sendo, então.

10. “Trabalhamos com seriedade e comprometimento”
Obrigado por fazer o mínimo.

11. “Aqui nós fazemos mais com menos”
Me dá até um calafrio.

12. “Somos profissionais capacitados”
Ah vá!

13. “Otimizamos recursos para minimizar perdas e maximizar resultados”
Em português, por gentileza.

14. “Está em nosso DNA”
Quero os exames.

15. “Somos uma das principais empresas no setor”
De acordo com?

16. “Temos 400 anos de experiência acumulada”
Socorro!

17. “Pensamos fora da caixa”
Por favor, não repita isso.

Usar clichês nas conversas corporativas ou no dia a dia pode, em certa medida, trazer realismo a suas histórias. A discrepância reside no volume e na intenção.

Chavões são atalhos e escolher o caminho fácil tem suas consequências. A mais evidente? A sua dificuldade em parecer original.


*Marc Tawil é head da Tawil Comunicação, autor, palestrante e 1º LinkedIn Top Voices & Live Broadcaster

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Joni Mengaldo

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