11005173075?profile=RESIZE_710x

 

A Roche informou que desenvolverá um exame de sangue para detecção da doença de Alzheimer em conjunto com a Eli Lilly

 

Redação DikaJob

 

A suíça Roche anunciou ontem no último dia 22 que vai desenvolver um exame de sangue para detecção da doença de Alzheimer em parceria com a americana Eli Lilly. O principal objetivo é uma aprovação rápida nos EUA, as gigantes do mercado visam criar e comercializar os primeiros medicamentos para desacelerar o declínio cognitivo progressivo causado pela doença incurável. 

O teste, será chamado Elecsys Amyloid Plasma Panel, buscará medir os níveis de uma determinada proteína no sangue que tem sido associada ao início da doença de Alzheimer. Não há a intenção de que seja um teste independente, pois são necessários mais testes confirmatórios para a doença de Alzheimer.

A Roche informou que um processo acelerado, no diagnóstico, contribuidiria para que os pacientes venham a receber os melhores recursos, haja vista que a doença de Alzheimer, semelhante a outros processos de demência, apresenta uma série conjunta de sintomas e caso o teste seja negativo, pode evitar testes caros e invasivos que confirmam a doença de Alzheimer.

Matt Sause, executivo-chefe da Roche Diagnostics, disse: “estamos muito felizes em colaborar com a Lilly num foco de necessidades médicas não atendidas”. e o teste “tem o potencial de agilizar a jornada de uma paciente ser diagnosticada” e, podemos contribuir para agilizar o acesso aos tratamentos, acrescentou Sause.

Os tratamentos são anticorpos monoclonais com mecanismo de ação em determinada proteína, que se acumula no cérebro daqueles com Alzheimer.  Identificar de forma precoce pode ser fundamental para ajudar a preservar as áreas afetadas e manter a fisiologia do cérebro, retardando a progressão.

No entanto esses tratamentos são muito caros, com adesão dificil por administração intravenosa e, parecem retardar apenas modestamente o declínio cognitivo.

A Lilly está em estágios finais de um estudo clínico para uma molécula com foco em Alzheimer com alvos semelhantes e juntamente com a Roche buscam a aprovação regulatória dos EUA para o teste. As companhias pretendem enviar os dados dos estudos clínicos em 2025. Até lá, a Roche disse que recrutará várias centenas de voluntários com sinais precoces de demência para testar o tratamento e coletar dados. Informou a Reuters.

 

O que é o Alzheimer?

A doença de Alzheimer é um tipo de demência que afeta a memória, o pensamento e o comportamento das pessoas idosas. A causa da doença é desconhecida, mas pode estar relacionada a fatores genéticos e ambientais.

A doença de Alzheimer se caracteriza pela degeneração das células nervosas do cérebro e pelo acúmulo de proteínas anormais chamadas beta-amiloides e emaranhados neurofibrilares.

Essas alterações levam à perda progressiva das funções cognitivas e à dificuldade para realizar as atividades diárias. Não há cura para a doença de Alzheimer, mas existem tratamentos que podem aliviar os sintomas e retardar a progressão da doença.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob