A Abbott anunciou hoje que recebeu autorização do FDA para seu Alinity™ m STI Assay. O teste detecta e diferencia simultaneamente quatro infecções sexualmente transmissíveis comuns (ISTs). As ISTs, quando não tratadas, podem levar a sérias complicações de saúde, incluindo o aumento do risco de ter certos cânceres e infertilidade.
O primeiro teste multiplex do tipo ajudará a lidar com o aumento das taxas de IST, depois que interrupções na prestação de cuidados durante a pandemia contribuíram para um declínio na triagem de IST de rotina e um aumento nos casos.
O teste de IST de Alinity m para clamídia trachomatis (TC), Neisseria gonorrhoeae (NG), Trichomonas vaginalis (TV) e Mycoplasma genitalium (MG) requer uma amostra de swab ou uma amostra de urina coletada em um ambiente de saúde por um médico ou pelo paciente. O teste é executado no sistema Alinity m da Abbott — o instrumento molecular de laboratório de alto volume mais avançado da empresa. Alinity m utiliza a tecnologia de reação em cadeia de polimerase (PCR), com alta sensibilidade na detecção de doenças infecciosas. Este teste pode ajudar os profissionais de saúde a economizar tempo, aumentar a eficiência e atender melhor os pacientes.
"Nos últimos anos, os casos de IST têm aumentado, e esperamos ver taxas crescentes à medida que as pessoas retomam os testes após o atraso durante a pandemia", disse Kathryn Becker, Ph.D., diretora global de inovação em assuntos científicos no negócio de diagnósticos da Abbott. "Com isso vem uma necessidade crescente de testes eficazes e eficientes. Este teste de IST de quatro plexs dá aos profissionais de saúde uma imagem mais holística da saúde de alguém em um único teste, ajudando a apoiar o melhor plano de tratamento para lidar com essas ISTs comuns individualmente ou como co-infecções."
Fonte Abbott
Comentários