Amazon, (Foto: Unsplash)
Objetivo é desenvolver “vacinas personalizadas" para o tratamento de câncer; estudos clínicos terão início com 20 participantes americanos
by Wesley Santana | ÉPOCA NEGÓCIOS
Sem muito alarde, a Amazon tem investido no desenvolvimento de uma vacina contra o câncer em parceria com o Centro de Pesquisas Fred Hutchinson, nos Estados Unidos. O projeto veio a público nesta terça-feira (12) depois que a gigante do comércio eletrônico recebeu aprovação do FDA, a Anvisa norte-americana, para conduzir estudos clínicos de fase 1 em pacientes com a doença.
A autorização, divulgada pelo órgão oficial, dá início à fase de recrutamento para 20 participantes com mais de 18 anos, nos EUA, com o objetivo de desenvolver “vacinas personalizadas" para o tratamento de câncer de mama e de pele. A previsão é que este estágio do estudo seja concluído até novembro de 2023, segundo o documento.
O relatório detalha que os doentes vão receber doses do imunizante em um período entre seis e doze meses, a depender da ausência de progressão do câncer ou toxicidade. Depois da conclusão do processo, eles ainda serão acompanhados por até 48 semanas.
À rede americana CNBC, um porta-voz da Amazon afirmou que a empresa está contribuindo com conhecimentos científicos e tecnológicos para explorar um novo tratamento. “Este será um processo longo e de vários anos. Caso progrida, estaríamos abertos a trabalhar com outras organizações de saúde e ciências da vida que também possam estar interessadas em esforços semelhantes”, afirmou.
Segundo a imprensa dos EUA, a empresa montou ainda em 2014 uma equipe específica para cuidar deste e de outros projetos semelhantes em saúde. O vice-presidente de dispositivos, Fred Hutch, é quem cuida diretamente desta nova linha de negócios.
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