A norte-americana Amgen, que completa dez anos de operações no Brasil em 2020, dá início à comercialização do primeiro medicamento biossimilar da molécula adalimumabe disponível no país.
O AMGEVITA® foi aprovado pela Anvisa, com indicação para tratamento de doenças inflamatórias como artrite reumatoide, artrite psoriática, colite ulcerativa ou retocolite ulcerativa, psoríase em placas, uveíte e hidradenite supurativa. Essas condições clínicas afetam milhões brasileiros – contando apenas os que convivem com a artrite reumatoide, por exemplo, são mais de 2 milhões de pessoas.
“O propósito da Amgen é tornar acessíveis as terapias biológicas de alto custo para pacientes com doenças graves, para que o benefício chegue ao paciente, proporcionando maior capacidade física e qualidade de vida”, destaca a diretora médica da farmacêutica no Brasil, Tatiana Castello Branco.
O medicamento foi aprovado pela Anvisa em abril de 2019, com base em um dossiê clínico e técnico robusto que comprova a biossimilaridade com o produto biológico de referência, por meio de análises in vitro, farmacocinética e informações clínicas, incluindo resultados de estudos clínicos de fase III conduzidos com pacientes com psoríase e artrite reumatoide moderadas a severas.
Comentários