Participantes da 1ª Reunião Anual da Rede Global de Laboratórios Nacionais de Controle de Qualidade para Produtos Farmacêuticos da OMS.
Nesta semana, de segunda-feira (1º/10) até esta quarta-feira (3/10), a Anvisa e os laboratórios oficiais participaram da 1ª Reunião Anual da Rede Global de Laboratórios Nacionais de Controle de Qualidade para Produtos Farmacêuticos da OMS (OMS-GNP), realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
A rede global OMS-GNP é uma plataforma para fortalecimento regulatório, colaboração e intercâmbio técnico sobre controle de qualidade laboratorial de produtos farmacêuticos.
Em sua 1ª edição, a reunião teve como objetivo contribuir para o trabalho em rede, compartilhando as experiências de trabalho e as oportunidades de formação, bem como permitir a atualização dos conhecimentos dos participantes. Houve um foco especial no fortalecimento regulatório e na capacitação dos laboratórios nacionais de controle de qualidade, que são candidatos à pré-qualificação da OMS de Laboratórios de Controle de Qualidade Farmacêutica ou que já alcançaram esse status.
Durante o encontro, o Brasil apresentou a organização da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA), os desafios e os benefícios da pré-qualificação junto à OMS e a experiência do monitoramento de nitrosaminas em medicamentos.
Atualmente, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) de Goiás e Minas Gerais são os laboratórios da RNLVISA pré-qualificados pela OMS.
Comentários