Trabalhadores fazem protesto na frente de unidade da Pfizer em São Paulo após demissões

Trabalhadores fazem protesto na frente de unidade da Pfizer em São Paulo após demissões - Divulgação

 

Maria Mazzei e Iuri Corsini da CNN

 

Após a Pfizer demitir, há uma semana, 146 propagandistas no país, um grupo de ex-funcionários decidiu ocupar na tarde desta quarta-feira (25) o laboratório da empresa em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.

Pela manhã, dirigentes sindicais se reuniram com o departamento jurídico da farmacêutica para negociar a revogação das demissões. Como a tentativa não deu certo, o grupo invadiu a empresa e promete permanecer no local até que a Pfizer reveja a questão.

Em nota, a Pfizer informou que está fazendo uma reformulação na organização e que demanda exige a “adoção de novos perfis” dos profissionais.

Ainda segundo nota da empresa, foram demitidos 126 funcionários –quantidade diferente do que informa o sindicado dos propagandistas– e muitos colaboradores que “possuíam o perfil adequado para essa nova forma de trabalhar assumiram novas posições”.

De acordo com a farmacêutica, “como resultado dessa transformação, deixamos de ter a atividade de promoção e propaganda médica por meio de representantes, propagandistas, promotores e consultores”.

Segundo Alexsandro Cardoso Diniz, presidente da Federação dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro, muitos dos trabalhadores que agora engrossam as estatísticas do desemprego do país estão doentes e todos foram pegos de surpresa.

“Temos um grande contingente de companheiros do lado de fora e outro do lado de dentro da Pfizer. As lideranças estão unidas para negociar e reverter essa situação que só vem a agravar a crise que o Brasil enfrenta. É inconcebível que uma empresa que apresenta números tão expressivos coloque tanta gente na rua, tantos pais e mães de família. Repudiamos com veemência essa ação”, disse Diniz. De acordo com ele, a empresa demitiu as pessoas sem dar explicações.

A Pfizer integra a lista dos laboratórios farmacêuticos mais importantes do mundo e teve grande protagonismo e excelente resultado impulsionado pela vacina contra a Covid-19.

 

Veja a nota da Pfizer Brasil:

“Sobre a transformação organizacional realizada pela Pfizer na semana passada, a companhia esclarece:

Estamos transformando a Pfizer em uma organização biofarmacêutica mais inovadora e ainda mais focada na ciência, e isso significa também mudar a maneira com que interagimos com os profissionais de saúde e que respondemos às necessidades deles e dos pacientes.

Como resultado dessa transformação, deixamos de ter a atividade de promoção e propaganda médica por meio de representantes, propagandistas, promotores e consultores. A partir de agora, teremos interações desempenhadas por colegas que ocuparão novas funções focadas em eliminar as barreiras de acesso à prevenção, ao diagnóstico e aos tratamentos. Isso demanda a adoção de novos perfis com capacidades específicas para atender às necessidades evolutivas de nossos clientes.

Muitos colegas que possuíam o perfil adequado para essa nova forma de trabalhar assumiram novas posições. Porém, 126 colegas – que representa menos de 7% da organização, deixaram a companhia. Nós valorizamos as importantes contribuições de nossos colegas e, por conta disso, todos aqueles afetados por desligamento terão um pacote de suporte adicional ao previsto na legislação, que é composto por um apoio financeiro e de extensão de benefícios de saúde.

Vale reforçar que estamos expandindo nossa atual equipe em determinadas áreas, como por exemplo em nosso grupo médico e de especialistas, já que estamos dando mais ênfase ao intercâmbio científico.”

 

*Postagem de 26/05/2022, repostada em 09/04/2024

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob