Recepção do Discovery Center (DISC) da AstraZeneca em UK - divulgação
A EsoBiotec desenvolveu uma plataforma que modifica células imunes do paciente
A AstraZeneca firmou um acordo definitivo para adquirir a EsoBiotec, uma empresa de biotecnologia pioneira em terapias celulares in vivo que demonstrou uma atividade clínica inicial promissora. A plataforma NanoBody Lentiviral (ENaBL) da EsoBiotec capacita o sistema imunológico a atacar o câncer e pode oferecer a muito mais pacientes acesso a tratamentos de terapia celular transformadora entregues em apenas alguns minutos, em vez do processo atual, que leva semanas.
O ENaBL usa lentivírus altamente direcionados para fornecer instruções genéticas a células imunes específicas, como células T, que as programam para reconhecer e destruir células tumorais para tratamento de câncer ou células autorreativas para uso potencial em doenças imunomediadas. Essa abordagem permite que as terapias celulares sejam administradas por meio de uma simples injeção intravenosa e sem a necessidade de depleção de células imunes.
As terapias celulares tradicionais exigem que as células sejam removidas de um paciente, geneticamente modificadas fora do corpo e, em seguida, readministradas ao paciente como medicamento após o esgotamento das células imunológicas, normalmente levando semanas. Ao projetar células imunes diretamente no corpo do paciente, a abordagem in vivo da EsoBiotec tem o potencial de abordar muitas das barreiras associadas às terapias celulares tradicionais, reduzindo complexidades e cronogramas de fabricação, aumentando assim o acesso para os pacientes.
Susan Galbraith, vice-presidente executiva de pesquisa e desenvolvimento em hematologia oncológica da AstraZeneca, disse: "Estamos entusiasmados com a aquisição da EsoBiotec e com a oportunidade de avançar rapidamente em sua promissora plataforma in vivo. Acreditamos que ele tem o potencial de transformar a terapia celular e nos permitirá dimensionar esses tratamentos inovadores para que muito mais pacientes em todo o mundo possam acessá-los. A EsoBiotec irá acelerar e expandir o impacto dos nossos recentes investimentos e marca um grande passo em frente na concretização da nossa ambição de aproveitar todo o potencial da terapia celular."
Jean-Pierre Latere, CEO da EsoBiotec, disse: "Estamos ansiosos para trabalhar com a AstraZeneca, líder global no desenvolvimento de medicamentos, para avançar em nosso objetivo comum de levar terapias celulares transformadoras e econômicas para mais pacientes em todo o mundo. Ao combinar nossa experiência e recursos, podemos acelerar o desenvolvimento de nossa plataforma in vivo, que possui uma nova tecnologia de entrega que acreditamos ter ampla aplicabilidade terapêutica."
A EsoBiotec se tornará uma subsidiária integral da AstraZeneca, com operações na Bélgica.
EsoBiotec
A EsoBiotec desenvolveu a plataforma ENaBL, que usa vetores lentivirais para modificar células imunes dentro do próprio paciente. Assim, não há necessidade de remoção e reinfusão de células, como ocorre nas terapias convencionais e costuma durar semanas. Isso reduz custos, tempo de tratamento e melhora a eficiência.
“Acreditamos que essa tecnologia tem o potencial de transformar a terapia celular e permitir que muitos mais pacientes no mundo tenham acesso a esses tratamentos inovadores”, disse Susan Galbraith, vice-presidente executiva de Pesquisa e Desenvolvimento em Oncologia da AstraZeneca, em nota.
Fonte: AstraZeneca
Comentários