A Icosavax funcionará como uma subsidiária da AstraZeneca com operações em Seattle, nos EUA. Crédito: rafapress/Shutterstock.com.
A AstraZeneca reforçará seu pipeline de vacinas com uma candidata de fase III pronta para infecções respiratórias
A AstraZeneca concluiu a aquisição da empresa biofarmacêutica de estágio clínico Icosavax, com sede nos EUA, em um acordo de US$ 1,1 bilhão.
O mais recente desenvolvimento ocorre depois que as empresas entraram em um acordo definitivo para executar a aquisição em dezembro de 2023.
O acordo, que foi finalizado por meio de uma oferta pública de aquisição de todas as ações em circulação a US$ 15 cada, mais direitos de valor contingente adicionais, reforçará o pipeline em estágio final da AstraZeneca.
A Icosavax se concentra no desenvolvimento de vacinas diferenciadas com maior potencial usando sua plataforma de partículas semelhantes a vírus proteicos (VLP).
A empresa funcionará como uma subsidiária da AstraZeneca com suas operações em Seattle, nos EUA.
A AstraZeneca adicionará IVX-A12, uma candidata a vacina VLP de combinação experimental líder da Icosavax, às suas vacinas e terapias imunológicas em estágio avançado.
A aquisição fortalecerá a posição da AstraZeneca no espaço do vírus sincicial respiratório (VSR) e deve apoiar a progressão da IVX-A12, uma vacina pronta para Fase III visando tanto o VSR quanto o metapneumovírus humano (hMPV).
O VSR e o hMPV são causas significativas de infecções respiratórias graves e internações hospitalares, particularmente entre adultos com 60 anos ou mais e indivíduos com doenças crônicas.
Os dados do ensaio de fase II mostraram que o IVX-A12 induziu fortes respostas imunes contra o VSR e o hMPV um mês após a vacinação, validando os resultados anteriores de imunogenicidade do ensaio de fase I.
O IVX-A12 também foi bem tolerado no estudo de Fase II, demonstrando um perfil de segurança de acordo com o estudo de Fase I.
Ele recebeu a designação de fast-track da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.
A integração das capacidades da Icosavax em design de proteínas e ciência VLP nas operações da AstraZeneca criará uma plataforma para o desenvolvimento de vacinas contra condições respiratórias de alta carga.
A FDA aprovou anteriormente o Tagrisso da AstraZeneca mais quimioterapia para câncer de pulmão de células não pequenas localmente avançado ou metastático com mutações no receptor do fator de crescimento epidérmico em adultos.
Comentários