Site da AstraZeneca em Macclesfield, Reino Unido

Site da AstraZeneca em Macclesfield, Reino Unido, 11 de maio de 2021. REUTERS/Phil Noble/Foto de arquivo

 

 

Por Sam Tobin | Reuters

 

LONDRES, 23 Ago (Reuters) - A AstraZeneca está enfrentando dois processos em Londres, de um marido, que perdeu sua mulher após receber a vacina da COVID-19 da farmacêutica anglo-sueca, no primeiro, de potencialmente dezenas de casos trazidos na Inglaterra.

O Reino Unido foi o primeiro país a lançar a vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca no início de 2021, embora mais tarde tenha restringido o uso dela entre menores de 40 anos devido ao pequeno risco de coágulos sanguíneos.

Anish Tailor, cuja esposa Alpa morreu em março de 2021 após receber sua primeira dose da vacina, entrou com uma ação de responsabilidade do produto contra a AstraZeneca no Tribunal Superior de Londres em 4 de agosto, de acordo com registros judiciais.

Seu advogado Peter Todd, do escritório de advocacia Scott-Moncrieff & Associates, informou à Reuters que tem quase 50 outros clientes que processarão formalmente a AstraZeneca nos próximos meses.

A AstraZeneca se recusou a comentar casos legais ativos. Um porta-voz disse em um comunicado: "A segurança do paciente é nossa maior prioridade e as autoridades reguladoras têm padrões claros e rigorosos para garantir o uso seguro de todos os medicamentos, incluindo vacinas.

"Nossa solidariedade a qualquer pessoa que tenha perdido entes queridos ou relatado problemas de saúde."

A AstraZeneca enfrenta um processo semelhante de Jamie Scott, que foi diagnosticado com trombocitopenia trombótica induzida por vacina, que pode causar coagulação sanguínea fatal, após receber a vacina da AstraZeneca.

Scott entrou com um processo de responsabilidade por produtos contra a AstraZeneca na segunda-feira, de acordo com registros judiciais. Nenhum arquivo ou mais detalhes sobre o caso foram disponibilizados imediatamente.

Hausfeld, o escritório de advocacia que representa Scott, disse que representa cerca de 40 outros indivíduos ou famílias enlutadas.

Sarah Moore, advogada de Hausfeld, disse em um comunicado que Scott "sofreu ferimentos que mudaram a vida e que afetaram severamente não apenas ele, mas aqueles próximos a ele".

Ela disse que Scott argumentará que a AstraZeneca é "responsável por compensá-lo pelo que sofreu para que ele possa reconstruir sua vida na medida do possível e garantir a segurança de sua família".

Os dois casos são os primeiros processos movidos na Inglaterra e no País de Gales sobre uma reação adversa a uma vacina COVID-19, de acordo com registros judiciais disponíveis publicamente.

 

Reportagem de Sam Tobin; edição por David Evans

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob