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AstraZeneca tem a opção de adquirir a SixPeaks nos próximos dois anos se seu anticorpo biespecífico for bem-sucedido

 

A companhia inglesa se comprometeu a investir US$ 80 milhões na empresa de biotecnologia suíça SixPeak Bio, que está desenvolvendo uma terapia de anticorpos biespecífica para perda de peso.

O financiamento será desembolsado nos próximos dois anos. Como parte do acordo de financiamento, a AstraZeneca manterá os direitos exclusivos para adquirir a SixPeaks durante este período. Embora as empresas não tenham divulgado o preço "acordado" para a aquisição, elas afirmaram que a AstraZeneca pode executar a compra no momento da apresentação do pedido de novo medicamento experimental (IND) para o candidato principal.

Simultaneamente ao acordo com a AstraZeneca, a SixPeaks também arrecadou US$ 30 milhões em uma rodada Série A. Os fundos serão usados para desenvolver um pipeline de terapias de perda de peso. O candidato principal é um anticorpo biespecífico que tem como alvo os receptores de activina tipo IIA e IIB, responsáveis pela regulação da massa muscular. Espera-se que a terapia supere o efeito colateral comum da perda muscular que ocorre com os agonistas do peptídeo semelhante ao glucagon 1 (GLP-1) que dominam o espaço de tratamento da obesidade.

Em modelos pré-clínicos, a terapia principal do SixPeak mostrou preservação da massa muscular em camundongos magros e obesos, tanto em monoterapia quanto em combinação com agonistas de GLP-1. A empresa também relatou que as moléculas de chumbo mostraram "potência melhorada, propriedades biofísicas e farmacocinética/farmacodinâmica, bem como ligação fora do alvo reduzida em comparação com anticorpos concorrentes" em estudos pré-clínicos.

As terapias de obesidade GLP-1 geraram milhões em vendas. A Novo Nordisk é a atual líder no setor e seus medicamentos para obesidade, Wegovy e Saxenda (liraglutida), geraram DKr41,6 bilhões (US$ 6 bilhões) em vendas globais combinadas em 2023, de acordo com as finanças do 4º trimestre da empresa. A GlobalData estima que as vendas de agonistas do receptor GLP-1 para os mercados de diabetes tipo 2 (DM2) e obesidade atingirão mais de US$ 125 bilhões em 2033.

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