12385225499?profile=RESIZE_584x

 

A AstraZeneca Brasil, em acordo com o Ministério da Saúde e o Governo Federal, anunciou o acordo para o acesso gratuito ao medicamento dapagliflozina no Programa Farmácia Popular para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2 (DM2) em pacientes com 65 anos ou mais. O anúncio, feito pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, facilita o acesso ao medicamento que, até então, era parcialmente subsidiado pelo Governo Federal e estava incluso no formato de coparticipação no programa.
 
No Brasil, dos cerca de 16 milhões de pacientes diagnosticados com diabetes¹, 90% têm o tipo 2 da doença. Em geral, a condição se apresenta a partir dos 40 anos, se relacionando a fatores genéticos e de estilo de vida, como hábitos alimentares inadequados, tabagismo e obesidade². O DM2 está associado a doenças renais e cardiovasculares³, e quanto mais tardio for o início do tratamento, maior o risco de a pessoa desenvolver complicações, como a doença renal crônica e a insuficiência cardíaca.
 
“A disponibilidade da dapaglifozina 100% gratuita é um exemplo proativo de promoção de equidade em saúde, que visa reconhecer as diferenças sociais e assim ampliar o acesso das populações vulneráveis à saúde e aos melhores tratamentos, por meio do Programa Farmácia Popular”, afirma Olavo Corrêa, presidente da AstraZeneca Brasil.
 
Na AstraZeneca, temos a missão de melhorar os resultados de saúde equitativos para todas as pessoas e estamos adotando uma mentalidade focada 100% no paciente para garantir que todos possam viver sua vida com mais saúde.
 
 
Sobre a AstraZeneca
 
A AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, orientada pela ciência, que está focada na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos de prescrição médica em Oncologia, Doenças Raras e Biofarmacêuticos, incluindo Medicina Cardiovascular, Renal e Metabólica, Respiratória e Imunologia. Com sede em Cambridge, Reino Unido, a AstraZeneca opera em mais de 100 países e seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo.
 

 

 

Referências
 
  1. International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas 10th Edition 2021. Acesso em 10 de fevereiro de 2025.
  2. Ministério da Saúde. Diabetes mellitus tipo 2. Disponível em https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/resumidos/pcdt_resumido_diabete-melito_tipo2.pdfhttps://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/resumidos/pcdt_resumido_diabete-melito_tipo2.pdf. Acesso em 10 de fevereiro de 2025.
  3. Birkeland K, Bodegard J, Eriksson J, et al. Cardiorrenal disease is the most commom first CV manifestation in type 2 diabetes and associated with increased mortality: a large multinational observational study. Presented at: European Association for the Study of Diabetes 55th Annual Meeting, September 16-20, 2019, Barcelona, Spain. Abstract, 126. Acesso em 10 de fevereiro de 2025
 
 
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob