A AstraZeneca anunciou hoje um investimento de US$ 2,5 bilhões em Pequim para estabelecer seu sexto centro global estratégico de pesquisa e desenvolvimento (P&D). A iniciativa faz parte de uma parceria estratégica mais ampla com o Governo Municipal de Pequim e o Escritório Administrativo da Área de Desenvolvimento Econômico-Tecnológico de Pequim. O investimento, que será distribuído ao longo dos próximos cinco anos, também inclui acordos com três empresas de biotecnologia: Harbour BioMed, Syneron Bio e BioKangtai.
O anúncio segue uma recente declaração da AstraZeneca sobre uma parceria com a Fibrogen. A gigante farmacêutica prevê que sua força de trabalho em Pequim aumentará para 1.700 funcionários como resultado do investimento.
Pascal Soriot, Diretor Executivo da AstraZeneca, declarou: "Este investimento de US$ 2,5 bilhões reflete nossa confiança no ecossistema de ciências da vida de classe mundial em Pequim, nas extensas oportunidades que existem para colaboração e acesso a talentos, e nosso compromisso contínuo com a China. Nosso sexto centro estratégico de P&D fará parceria com a ciência de ponta em biologia e inteligência artificial em Pequim e será uma parte crítica de nossos esforços globais para levar medicamentos inovadores a pacientes em todo o mundo."
O novo centro estratégico global de P&D em Pequim será o segundo da AstraZeneca na China, após a abertura do centro de P&D em Xangai. O centro de Pequim se concentrará em pesquisa de estágio inicial e desenvolvimento clínico, apoiado por um novo laboratório de última geração em IA e ciência de dados. A instalação estará localizada próxima a importantes empresas de biotecnologia, hospitais de pesquisa e à Administração Nacional de Produtos Médicos no Parque Internacional de Inovação Farmacêutica de Pequim (BioPark).
A AstraZeneca também está estabelecendo novas colaborações de P&D em Pequim, incluindo uma parceria estratégica com o Hospital de Câncer de Pequim em pesquisa translacional, ciência de dados e desenvolvimento clínico. A empresa está assinando dois acordos de colaboração e licenciamento; um com a Harbour BioMed para a descoberta de anticorpos multiespecíficos, e outro com a Syneron Bio para o desenvolvimento de peptídeos macrocíclicos.
Além disso, a AstraZeneca está lançando uma nova joint venture com a BioKangtai para desenvolver, fabricar e comercializar vacinas inovadoras para doenças respiratórias e outras doenças infecciosas para pacientes na China e em todo o mundo. Esta será a primeira e única instalação de fabricação de vacinas da AstraZeneca na China, que estará localizada no BioPark de Pequim.
Fonte: Investing
Comentários