Pronto para a estação da gripe: comprimidos, lenços de papel e spray nasal. Keystone / Arno Burgi
A empresa farmacêutica decidiu dar as doses contestadas à Suíça gratuitamente, após uma discussão com os reguladores sobre preços.
Keystone-SDA/dos | SWI
O spray nasal, usado para vacinar crianças e jovens contra a gripe, gerou tensões entre a britânico-sueca AstraZeneca e o Ministério da Saúde suíço (FOPH), e foi relatado no início desta semana.
A agência de notícias Keystone-SDA noticiou no domingo que o ministério afirmou que a AstraZeneca estava pedindo uma remuneração maior que o dobro do preço de produtos comparáveis.
Após as discordâncias de preços, a empresa decidiu assim simplesmente desistir dos esforços para colocar a vacina no mercado e dar as 10.000 doses, em vez de esperar até que elas expirassem. Atualmente, as doses estão em um armazém de propriedade de uma empresa terceirizada no cantão de Berna.
A Astrazeneca diz que as vacinas podem ser encomendadas gratuitamente por médicos e pessoal médico, na condição de que eles também as entreguem gratuitamente aos pacientes.
De acordo com as últimas estimativas do ministério da saúde, a situação da gripe na Suíça não é atualmente mais aguda do que nos anos anteriores. Havia receios de que este outono-inverno pudesse assistir a uma grave temporada de gripe após os últimos anos dominados pela Covid-19.
Em meados de outubro, o ministério emitiu uma recomendação de vacinação contra a gripe para todas as pessoas pertencentes a uma categoria de risco, bem como para seus familiares.
Comentários